[ANSOL-geral] Grave atentado à democracia

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Sábado, 14 de Fevereiro de 2004 - 12:09:16 WET

On Sat, 2004-02-14 at 08:51, André Esteves wrote:
> "Não concordo contigo,

Eu não disse em que concordo ou discordo, excepto quanto à forma
que usaste para mostrar com o que concordas ou discordas.

Ou seja, nalguns casos posso achar que as pessoas que criticaste merecem
ser criticadas (e muito), noutros menos (mas não esperes por exemplo que
seja eu a defender Berlusconi...).  Mas o assunto da mensagem não era de
todo esse.   O assunto era: por mais motivações genuínas que possas
ter para as tuas críticas (e não duvido que possas ter muitas),
não é essa FORMA de criticar a mais eficaz de defender os teus pontos de
vista e fazer passar uma mensagem.  Mais ainda se
na indignação por certos actos alheios nos deixarmos caír no mesmo
nível de discurso que neles nos indignou.

Não é só pelo risco de acabarmos também a ser, por atacado, injustos
com alguém (experimenta o exercício de trocar no teu texto os nomes e as
ideias de quem criticas pelos nomes e ideias que aprecias e vê se
comentários assim não fazem parte do que já te chocou e  achas odioso
"no outro lado").

É também porque, muito antes disso, funcionando assim prestamos melhor
serviço de relações públicas às causas de quem queremos criticar do que
aos nossos próprios pontos de vista.

> mas serei o primeiro a levantar-me para poderes dizer o
> que disseste", parafraseando Voltaire.

O primeiro não sei, mas que considero essa liberdade fundamental
considero.  Dada essa liberdade, está nas tuas mãos usá-la
da forma mais eficaz e com o menor risco de injustiças.
Tanto mais quanto mais importância deres ao que defendes.

TTFN
                         JM