[ANSOL-geral] O formato PDF

João Miguel Neves joao silvaneves.org

A Qua, 2004-04-21 às 00:14, Diogo Miguel Constantino dos Santos
escreveu:
> Olá a todos!
>
> No pt.comp.so.linux disseram-me que o existem diversas patentes para o
> formato PDF e de facto existem
> (http://partners.adobe.com/asn/developer/legalnotices.jsp). A Adobe, diz
> que licencia as patentes gratuitamente e sem discriminação, algo
> semelhante ao que acontece com os standards do W3C onde a é
> obrigatório o licenciamento gratuito e em termos não discriminatórios.
>
> Pessoalmente não confio na Adobe depois do que aconteceu ao Sklyarov,
> porque devemos confiar?

> [...]
1) Guarda uma cópia dessa página no teu computador. Não encontro
qualquer claúsula a permitir a revogação da licença, pelo que deves
estar seguro.

2) O formato PDF não é completamente standard. Há um conjunto de
extensões que provocam diferenças no rendering:

- utilização de fontes que não podem ser incluídas no PDF.
- chamadas a programas externos.
- inclusão de streams não standards.

Por estas e outras razões a Biblioteca do Congresso nos Estados Unidos
da América e várias outras entidades estão a trabalhar numa versão do
PDF chamada PDF/A que é um formato auto-contido que resolve estes
problemas e, portanto, pode ser arquivado sem receio de poder ser lido
da mesma forma dentro de alguns anos.
--
						João Miguel Neves