[ANSOL-geral] duvida existencial

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Terça-Feira, 6 de Abril de 2004 - 11:18:45 WEST

On Tue, 2004-04-06 at 10:02 +0100, Rui Rodrigues wrote:
> Lopo de Almeida,

Estás a querer implicar alguma coisa? É que não estou a perceber. O Lopo
ainda não se fez sócio da ANSOL, mas tem colaborado com a ANSOL muito
mais que alguns sócios. E tu?

> o nosso mais importante instrumento de trabalho é de facto o software
> livre (desenvolvimento e utilização), no entanto a nossa área de acção é o
> norte do país e não setubal e arredores.

Não. A área de acção é nacional.

> Já agora, infelizmente sou obrigado a concordar que o apoio (completamente
> interesseiro) de empresas como a SUN, IBM, da própria Red Hat (cotada em
> bolsa, até) e outras que tais, tem sido bastante importante para o
> movimento pelo software livre.
>
> Já agora, uma outra duvida existencial, as empresas agora têm "alma",
há
> umas mais bem-feitoras que merecem ir para o céu (informático?) e outras
> que têm de ser relegadas para o inferno, a SUN na sua génese não é muito
> diferente duma Adobe ou de uma Macromedia, tal como a IBM da HP ou a Red
> [...]

Tem ajudado, mas empresas como a Sun e a IBM são muito perigosas para o
Software Livre, e não te deves deixar enganar com a roupa de cordeiro
que estão a vestir.

A IBM é das maiores defensoras de patentes de software.

A Sun também as defende, e tenta associar o Java (completamente
proprietário e não se sabe ao certo quão "patent encumbered") ao "open
source", o que é ridículo. Software Livre dependente de software não
livre para funcionar... pffs....

A Red Hat é das empresas comerciais que mais tem feito pelo Software
Livre, registou uma patente nos EUA por motivos defensivos e entregou à
FSF a sua promessa de a manter Royalty Free para o software que seja
sempre livre.

Compara isto com promover patentes de software...

Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.