[ANSOL-geral]Re: Uma visão interessante... ;p

Paulo de Carvalho plc arroba netcabo.pt
Tue Oct 28 20:05:01 2003

Rui Miguel Seabra wrote:

> Tal como a de Kevin Mitnick, Jon Johanssen, etc... etc...

Não percebi. Queres com isto dizer que Kevin Mitnick, Jon Johanssen
e mais pessoas, são génios/inteligentes, têm sucesso, etc.
apesar de consumir drogas?

Como é óbvio essas pessoas existem, mas não são, de longe, a maioria!
Esse facto não invalida as pessoas que ficam com as vidas destruídas
e destroçadas por causa da droga, que são efectivamente a maior parte
delas que merecem toda a nossa solidariedade e respeito.

Acho que devemos manter sempre as coisas em perspectiva e termos
cuidado com o que dizemos. É sabido que corremos sempre o risco
do que dizemos ser transcrito fora do contexto, e uma afirmação
destas com uma analogia tão forte, poderá causar-nos mais mal
do que bem.

> A analogia é, ao contrário do que dizes, interessante

Vou transcrever a primeira linha do meu mail

"Interessante, sem dúvida, mas extremista. "

Claro que é interessante e exemplifica clara e concisamente,
até certo ponto (que tu e eu sabemos perfeitamente, mas
que a maioria das pessoas não sabe), o que se passa com o
software proprietário. Não é isso que está em causa!

> e exemplifica bem a prática da Microsoft ao longo do tempo
>(se não fosse a distribuição de cópias não autorizadas, estaria o Microsoft
> Windows tão disseminado?.
> Agora, que estão a dominar o mercado completo, e a amostra "grátis"
> acabou, puxa-se cada vez mais por tácticas mais duras de obter dinheiro:
>    * activação
>    * DMCA e EUCDs
>    * Criminalização Pública das infracções ao direito de autor (levando
> a penas directas de cadeia)
>    * Digital RESTRICTIONS Management (no caso da Microsoft, Information
> [...]

Não podia estar mais de acordo contigo! Eu não disse o contrário! (Ou disse?)

> Perdão,

Oh meu amigo, nada tenho a perdoar! ;)

> mas quem está a radicalizar cada vez mais o discurso e as acções
> são os interesses associados para controlar cada vez mais o que os
> utilizadores fazem com os seus computadores.

Tens toda a razão!! Não obstante, é minha opinião que os
maus exemplos não devem ser seguidos. A nossa aposta deverá
pela divulgação/defesa do Software Livre pela informação
positiva, nas vantagens que o Software Livre pode oferecer
(que temos em abundância! :) ).

Abraços
PC