[ANSOL-geral]Visão embaciada... Re: [ANSOL-geral]Uma visão interessante... ;p

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Tue Oct 28 14:50:02 2003

On Tuesday 28 October 2003 14:08, rsr arroba portoware.com wrote:
> Bem, sinceramente parece-me que a ideologia associada ao Software Livre,
> está, de facto, mais perto da Comunista do que de outro movimento pol=
ítico
> ou social qualquer.
>
> Cumprimentos,
> Rui Rodrigues

Ahnn?!  Faz favor de estudares e leres um pouco... Não estou a ver o estado a
ficar com os direitos de autor de todos os programas feitos num país, para
avançar com a revolta proletária e eliminar a luta de classes...

Infelizmente, neste nosso país, toda a gente pensa e comporta-se
superficialmente... Depois dá-se espaço aos demogogos, aos manipuladores, ás
pseudo-ideologias e ás reescrituras do passado.... Até á feliz e contente
convivência de casos como o da casa Pia...

Somos mediocres... Reduzamo-nos á nossa insignificância...

O Stallman e o Eric Raymond, dois ideologos do movimento do software livre,
são antes de tudo: libertários, ou seja põe á frente de muita coisa,
considerada dogma, a liberdade individual do individuo, acreditando que esta
é a base de qualquer justiça e progresso da vida comum em sociedade.

Embora, haja enfases diferentes.. O raymond poderá ser ligado mais ao bloco
anarcocapitalista, e o Stallman a uma corrente liberal de esquerda (nem chega
a anarquismo). Mas comunista? O Stallman, por exemplo, recusa aplicar os
principios do software livre ao hardware!!
Isso é uma aceitação implicita do papel da iniciativa privada e do capital
para as actividades produtoras com átomos e com a matéria...

É o meio que define a política. Electrões, não são cristais semicondutores,
polímeros, metais e amorfos. Basta um campo elétrico aplicado e um desígnio
informado para movimentar electrões de um lado para outro.
Os joules necessários são tão pequenos comparativamente com a transformação de
materiais, que só nos fica o desígnio informado...

Átomos exigem outra economia. De escala e capital.
São as leis da física a definirem o potencial da transformação.

Não deixemos que uma distorção da realidade se introduza e manipule a visão
objectiva da realidade.. Já nos bastam os economistas...

Ou como disse uma dessas excelsas e transcendentes criaturas, ex-ministro e
que é uma maria das direitas e das esquerdas:
"Sempre que me encomendam um estudo económico, eu pergunto primeiro:
- - Quais são as conclusões que deseja??"

Comissário político ou prostituta do conhecimento? Decida voçê mesmo!!

Cumprimentos,

André Esteves