[Mesa AG]Re: [Direccao]Re: [ANSOL-geral]O Software Livre em Espanha

Jaime E . Villate villate arroba gnu.org
Mon May 19 09:38:01 2003

On Fri, May 16, 2003 at 05:10:20PM +0100, Vasco Leal Figueira wrote:
> Viva,

Primeiro que tudo, acho uma violação das normas mais elementares de netiqueta,
enviares-me uma mensagem privada, com cópia aos órgãos sociais da ANSOL e
depois divulgar a minha resposta numa lista pública como esta.

> Quer queiramos quer não, o Gildot é um fórum aglutinador de muita=
 gente
> ligada a estas matérias. Na lista somos menos de duas centenas, cada
> artigo do Gildot, é, no mínimo, lido por 500 pessoas. E o bom disto=
 tudo
> é que todos podem participar em qualquer das duas. Qualquer um dos
> membros desta lista pode participar lá e vice-versa.

Sem dúvida, eu não tenho dito nada contra o Gildot. Simplesmente não tenho
tempo de ler tudo e por isso dou prioridade à leitura desta lista.

> A nossa lista deve ter actividade à custa de assuntos que sejam
> especificamente sobre a ANSOL, e que apenas à ANSOL digam respeito.
> Agora, se tivermos assuntos que têm a ver com a ANSOL, mas também c=
om
> muitas outras coisas, faz ou não faz mais sentido que seja abordados,
> conhecidos e discutidos por mais gente, incluindo nós, obviamente?

Repara que eu dedico várias horas por semana a divulgar as actividades da
ANSOL em outros meios externos à ANSOL. Em relação a esta lista (ansol-geral),
esta não é unicamente para assuntos específicos da ANSOL (para isso estão
ansol-devel e ansol-socios). Esta lista é um serviço da ANSOL à comunidade do
software livre em Portugal para divulgar e discutir temas gerais sobre
o software livre. Já deverias saber isso; acaso não tens visto as mensagens com
notícias interessantes que envia Lopo de Almeida regularmente? nunca foram
consideradas off-topic.

> Eu sei que ao manter a discussão "mais perto de nós" traz um pouco =
menos
> de entropia, mas todos nós sabemos que da discussão nasce a luz, e =
> isolacionismo não é caminho para ninguém. Mais, acredito que essa
> propensão isolacionista é a expressão de uma defesa psicológica=
 contra a
> dissonância cognitiva, ou seja, contra o "choque de ideias" que provo=
ca
> uma "dissonância" nas nossas arrumadas ideias.

Não é nenhuma questão termodinâmica, nem de dissonâncias, nem nenhum mecanismo
de defesa psicológico. Simplesmente eu escrevi um artigo, muito apropriado,
nesta lista e estou a pedir-te que se tens comentários a fazer os envies por
favor a esta lista para que fiquem colados ao fio desta mensagem e eu os possa
encontrar facilmente. É isso muito pedir?

> Faz bem ouvir outras coisas. Por muito disparatadas que sejam. Se não
> forem... melhor ainda! Fazer a panelinha é que não.
O que queres dizer com fazer a panelinha? se for algum ditado português,
desculpa mas não o conheço.

> Por isso, uma vez que é claro para mim que esta notícia/artigo fala=
 de
> assuntos não exclusivos da esfera de competências, actividades e
> preocupações da ANSOL, vou publicá-lo no Gildot, pois acredito qu=
e daí
> advêm mais vantagens que inconvenientes. Aliás, não vejo inconven=
ientes
> (abrir um browser não é inconveniente).

Mais uma vez: "força, não há problema" (ou seja, "com certeza, não vejo nenhum
inconveniente em que assim o faças").

Jaime