[ANSOL-geral]A APDSI está a estudar as oportunidades do Open Source

Paulo de Carvalho plc arroba netcabo.pt
Fri Jun 20 11:41:01 2003

	Este trecho que aqui vos apresento foi extraído do
plano de actividades [0] da Associação para a Promoção e
Desenvolvimento da Sociedade de Informação, APDSI [1].
A APDSI tem organizado diversos eventos e encontram-se
a trabalhar em diversos projectos [3] que visam a
utilização dos sistemas de informação na Administração
Pública. Eu tenho conhecimento de esta associação
mantém contactos estreitos com membros do governo e
da assembleia da república.

	Como podem ver no trecho apresentado, a APDSI
está a estudar "Que oportunidades para a utilização
de Open Source em Portugal". Na minha opinião, acho
que lhes devíamos ir bater à porta e explicar-lhes
porque razão traria melhores benefícios ao País e
à Sociedade de Informação a utilização do Software
Livre mais do que a do Open Source e, também porque
não, ajudá-los a "identificar as oportunidades e as
vantagens para a utilização destes sistemas". De
caminho poderíamos lhes transmitir todas as nossas
preocupações quanto às patentes de Software e a todos
os outros assuntos que achamos relevantes.

	Porquê dar-nos ao trabalho de tudo isto?
Acho que esta associação já tem uma "máquina" bem
montada, bem oleada, com uma rede de contactos
importantes estabelecida e com uma lista de sócios
a que nenhum político pode ficar indiferente [4].
Talvez conseguindo o apoio de entidades como esta,
as nossas mais válidas propostas não caíssem (tanto)
em saco roto, como aconteceu (tanto quanto sei) com
a nossa (excelente) recomendação de utilização para
a reforma do Ensino Secundário [5].

Cumprimentos
Paulo L. de Carvalho

Referências

[0]-http://www.apdsi.pt/APDSI-PA_2003_D5a.pdf
[1]-http://gildot.org/search.pl?query=apdsi
[2]-http://www.apdsi.pt/
[3]-http://www.apdsi.pt/Plano_de_Actividades/Projectos_em_curso/projectos_em_curso.html
[4}-http://www.apdsi.pt/Socios_institucionais/Lista_Entidades/lista_entidades.html
[5]-http://listas.ansol.org/pipermail/ansol-geral/2003-January/002308.html

   "Que oportunidades para a utilização de Open Source em Portugal"

	Em plena época de recessão económica, as organizações
tendem a diminuir drasticamente os seus investimentos em TI.
Tal situação leva a que os responsáveis por essas áreas tenham
de procurar soluções com mais baixos TCOs e melhores ROIs.
Essa procura conduz a plataformas baseadas em Linux, actualmente
com uma disponibilidade de produtos, quer a nível de servidor,
quer de desktop, capazes de rivalizar com as melhores soluções
comerciais disponíveis. A compatibilidade entre sistemas de
backoffice e produtividade baseados em Linux e soluções
comerciais não é mais um bloqueio e tal situação está a
levar a uma expectativa de adopção massiva destes sistemas
ditos open source.

A possibilidade de poder rentabilizar melhor o parque
informático existente, pela extensão dos anos de vida dos
processadores, está a levar à adopção deste novo sistema
operativo. Contudo, várias questões e reservas se colocam
das quais se destacam a da manutenção dos sistemas e apoio,
a escassez de profissionais qualificados na implementação e
administração destes sistemas, bem como a facilidade de
utilização no contexto das novas interfaces.

É nosso objectivo identificar as oportunidades e as vantagens
para a utilização destes sistemas, bem como as ameaças e
fraquezas dos mesmos.

   Destinatários: Administração Pública; Agentes Económicos

   Executores: Task-Force específica e eventual empresa de estudos de
mercado

   Prazo de execução: 6 meses