[ANSOL-geral]OO.o vs StarOffice

Paulo Trezentos Paulo.Trezentos arroba iscte.pt
Wed Jul 23 09:06:01 2003

Viva...

Não percebo bem a relação entre as duas coisas, mas aqui fica a resposta.

> Isto já me faz lembrar a bendita proposta de inserção do GNU/Linux no
> programa das escolas secundárias. Reza assim: "incluir o Linux Caixa
> Mágica"... o que é no mínimo interessante, pois para mim é somente
> substituir o monopólio "proprietário" da Microsoft pelo supostamente "livre"
> da ADETTI/PT & Co.
Um "monopólio" é quando alguem tem uma posição dominante/totalitária no
mercado.
Penso que a Caixa Mágica não o tem. Logo não compreendo como se pode
falar em monopolio...
Quanto ao "proprietario" pressupoe que temos mecanismos de patentes ou
direito de autor a defender o Linux Caixa Mágica Servidor ou Desktop.
Primeiro, não temos patentes nem acreditamos em patentes de software.
Segundo, o direito de autor está protegido por uma licença chamada GPL.
Não sei se já ouviste falar em copyleft?

> (não me posso esquecer de alguns avanços "proprietários"
> que tenho visto últimamente da parte desta equipa, da existência da empresa
> Árvore Binária e de ainda não ter percebido muito bem quem é o dono da dita
> distro).
A Árvore Binária, Spirituc, DRI, Eurotux, entre outras, são empresas que
mostraram interesse em prestar serviços sobre soluções Caixa Mágica.
A ADETTI não faz prestação de serviços / consultoria, deixando para as
empresas que hoje têm mais competências nessa área.
Por outro lado, para financiar o desenvolvimento GPL, aposta em produtos
de valor acrescentado como Appliances (hardware + software), formação e
o pacote Linux @ PME (que inclui manuais e suporte telefonico).

> Note-se que não tenho nada contra o Paulo ou o Daniel, com quem até me dou
> beme a quem já tenho elogiado o trabalho efectuado; mas desde o celebérrimo
> prémio Milénio/Sagres (<sarcasmo>que foi ganho pela vertente ecologista do
> projecto</sarcasmo>)
Isto não é verdade. Ganhou na categoria Computadores / Informática /
Multimedia.

> que ainda não percebi as nuances da propriedade
> intelectual/comercial deste projecto.
Espero que já tenhas percebido.

> "(...) A Sun, neste protocolo foi o grande impulsionador, já que o
> StarOffice será a aplicação principal (só a versão 6.0), não só pelo suporte
> dado, (...)"
>
> E, mais uma vez, não haveria empresas PORTUGUESAS que poderiam fornecer o
> mesmo suporte mas para o NÃO-PROPRIETÁRIO OpenOffice? E provavelmente (para
> não dizer de certeza) a preços muuuiiiiiiitoooo mais baixos do que a SUN?
Como a tua? Quantos anos de experiência é que tens em soluções Linux?
Que clientes empresariais é que tens no teu portfolio?
Essas são algumas boas questões a que podias responder no site da
empresa para encorajar a que a UMIC tivesse confiança no "empresariado
portugues" (SIC). Um pagina em construção não é encorajador...

Eu acredito que pequenas/médias empresas possam dar bom suporte Linux
mas têm de ter conhecimento / experiência. Não basta por uma pagina Web
para apanhar a "onda" do Software Livre e mandar bocas na mailing list
da ANSOL.

Cumprimentos.