[ANSOL-geral][Press Release] Eurodeputados portugueses organizam audi??o sobre Patentes de Software em 2003/07/15

Carlos Correia carlos arroba m16e.com
Mon Jul 14 17:47:02 2003

Jaime E. Villate wrote:

> The more the merrier.
> O convite já foi divulgado em vários meios. Se conheces alguma empr=
esa,
> envia-lhes cópia. Eu vou como representante da ANSOL e não como rep=
resentante
> da Universidade do Porto; também não posso ser representante de nen=
huma
> empresa.

Olá,

Já está muito em cima da hora (tentei arranjar tempo p/ escrever um
pequeno texto mas tal não se tornou possível :(

No entanto, talvez queiram aproveitar algumas partes duma entrevista que
dei ao 'tek.sapo.pt' e donde podem ser retirados alguns excertos
relaccionados com o Software Livre:
http://tek.sapo.pt/4S0/386894.html

Um pequeno excerto p/ os mais apressados:

"...nunca acreditámos nas vantagens de esconder o código, nem na
propriedade intelectual tal como a vêem as grandes software houses que
agora se degladiam pelas patentes de algoritmos comuns. Imagine-se só
que o inventor da roda - que não é mais que um conceito e, portanto, uma
abstracção - a tinha patenteado. Os seus descendentes governariam agora
o mundo.
Publicar o código, permite-nos, por exemplo, contar com a ajuda de
terceiros para melhorá-lo ou oferecer a garantia aos nossos clientes que
nunca ficarão prisioneiros de outras empresas. Este é, aliás, um dos
conceitos principais que estão na base do software livre."

Carlos Correia
MEMÓRIA PERSISTENTE, Lda.
Tel: 219 291 591
GSM: 967 511 762