[ANSOL-geral][Press Release] Eurodeputados portugueses organizam audição sobre Patentes de Software em 2003/07/15

Rui Miguel Seabra rms arroba ansol.org
Mon Jul 14 10:37:02 2003

--=-p7zSnT32X8avWR1jPg7k

On Mon, 2003-07-14 at 10:12, Ant=C3=B3nio Jos=C3=A9 Coutinho wrote:
> On Monday 14 July 2003 09:23, Rui Miguel Seabra wrote:
> Estou a ler agora o mail e apanhou-me de surpresa, pois n=C3=A3o esperava=
 que=20
> quisessem envolvimento de empresas.=20

O envolvimento empresarial =C3=A9 muito importante na quest=C3=A3o das pate=
ntes de
software, pensava que essa mensagem teria sido passada entretanto mas
provavelmente n=C3=A3o foi t=C3=A3o directamente transmitida como deveria t=
er
sido.

O lobby a favor das patentes de software =C3=A9 feito precisamente em nome =
da
ind=C3=BAstria de software, mas a maior parte das ilegais patentes de
software na europa =C3=A9 detida por meia d=C3=BAzia de empresas, e para al=
=C3=A9m
destas, encontram-se longas filas de advogados =C3=A0 espera dos muitos eur=
os
que se avizinham.

Coisas importantes que as empresas devem salientar:

  1. As patentes de Software prejudicam o meu neg=C3=B3cio
  2. A proposta de directiva torna patentes em algoritmos e modelos de
      neg=C3=B3cio tais como o "One Click Shopping" da Amazon inevit=C3=A1v=
eis.
      As letras pequenas diferem do embrulho.
  3. Portugal est=C3=A1 em particular desvantagem, e Arlene McCarthy prop=
=C3=B5e
      penalisar as "economias de baixo custo" tais como Portugal.

> Claro que eu gostaria de participar nesse debate, mas infelizmente tenho =
uma=20
> reuni=C3=A3o muito importante marcada exactamente para a mesma hora.
>=20
> No entanto, se acharem =C3=BAtil, posso escrever um pequeno texto a expri=
mir a=20
> posi=C3=A7=C3=A3o da Eurotux sobre o assunto, que poder=C3=A1 ser apresen=
tado por algu=C3=A9m da=20
> ANSOL, e/ou ser entregue aos presentes.
>=20
> Se quiserem isso, digam-me pf.

Sim, isso seria muito =C3=BAtil. Certamente o Jaime poder=C3=A1 tirar algum=
as
c=C3=B3pias para levar para l=C3=A1 e entregar, inclusiv=C3=A9, aos Eurodep=
utados que
surgirem.

Abra=C3=A7os, Rui

| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

Please AVOID sending me WORD, EXCEL or POWERPOINT attachments.

--=-p7zSnT32X8avWR1jPg7k

--=-p7zSnT32X8avWR1jPg7k--