[ANSOL-geral] Dúvidas sobre cobrança de produtos sob a GPL

Carlos Morgado chbm arroba chbm.net
Fri Aug 1 23:07:02 2003

On Fri, 01 Aug 2003 21:08:30, Marcia Porto wrote:

> Oi, Diogo!
>
> O que quero dizer com PRIMEIRA VEZ é: o software é novinho, recém saído do
> "forno", nunca eu o havia disponibilizado antes, vai debutar. Mas eu só vou
> permitir essa "estréia" se alguém me pagar por ele a quantia que eu estou
> pedindo. Eu posso fazer isso, se ele estiver sob a GPL? Dizer assim: "eu
> desenvolvi algo muito legal, mas só coloco à disposição do público se me
> comprarem por tal preço".

A GPL não obriga a que a obra seja distribuida, apenas põe condições sobre a
maneira como é disrtibuida. Ie, só depois de haver distribuição é que há
licenciamento - o que se passa até esse ponto não interessa à GPL.

Até podes vender as primeiras n cópias e estipular que um certo tempo depois
de ser vendida a cópia n o software é distribuido sob GPL - a GPL não exclui
a distribuição do mesmo trabalho sob outras licenças.

--
Carlos Morgado - chbm(a)ma.ssive.net - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A
http://wwwkeys.pgp.net/ FP:0A27 35D3 C448 3641 0573 6876 2A37 4BB2 1FC5 7F0A