[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Posição Política da ANSOL

António José Coutinho ajc arroba eurotux.com
Mon Sep 30 17:29:02 2002

On Monday 30 September 2002 12:34, J M Cerqueira Esteves wrote:

> E eu aproveito para perguntar: manterias as perguntas com, em vez de (o=
> em adição a) "esquerda ou extrema esquerda", "qualquer outra forç=
> política"?

Explicação aqui:
http://www.gildot.org/comments.pl?sid=02/09/28/1629221&cid=65

In a nutshell:
Ideias que são ou parecem de esquerda são mais eficazmente defendidas por
pessoas/partidos conotados com a direita, e vice-versa

"Um bispo a recomendar o uso de preservativo tem imensamente mais influência
que o Miguel Portas a dizer o mesmo. "

> Para mim grave seria promiscuidade com QUALQUER partido político, em
> qualquer parte do espectro, assumida ou não, possa ou não
> "estragar a imagem" no querido mundo empresarial, possa ou não
> ajudar "estratégicamente" a imagem da ANSOL ou até fomentar o
> aparecimento de legislação desejada.

A ANSOL deve ser apolítica, e deve ter membros tanto de esquerda como de
direita. É normal que uns se preocupem se virem a possibilidade de a
associação estar a ser tendenciosa para o outro lado...

> [...]
cia a
> outras associações "estratégicas" que não as questionadas, desd=
e que
> pareçam mais "confortáveis" conjunturalmente em termos de imagem no
> mundo empresarial.  Indicações bem mais fortes, acho eu, do que qua=
lquer
> sugestão que a ANSOL possa ter dado até agora no domínio que
> questionas.  Excluir selectivamente alguns partidos da lista de
> contactos da ANSOL (contactos que respeitem alguns princípios
> importantes) é tão "contaminante" do ponto de vista político como

Claro que não se deve excluir, mesmo tendo a noção do perigo de colagem.
Neste caso em particular, se um mandásse na ANSOL, eu teria feito práticamente
o mesmo que fez a direcção. Teria dado ao BE os dados que eles pediam,
dava-lhes concelhos e palmadinhas nas costas, talvez tentando que eles
fizessem um projecto um tanto ou quanto menos nado-morto.

Onde teria tido muuito mais cautela era no press-release. Evitava o
" da iniciativa do Bloco de Esquerda e com o apoio da ANSOL" para algo mais
"suave" , do género "A ANSOL congratula-se com o facto de o BE ter
apresentado um projecto que vem de encontro às ideias que defendemos, e
desde já se oferece para dar todo os esclarecimentos a todos os partidos que
se interessem por esta temática, que pela sua natureza e importância
transcende completamente  as tradicionais divisões ideológicas"

Ou algo do género.

ajc

	- perante o pedido do BE