[ANSOL-geral]Projecto-lei sobre Software Livre (URL)

Joao Miranda jmiranda arroba explicacoes.com
Mon Sep 30 01:25:01 2002

Estive a ler a proposta do BE e partilho da maior parte das criticas
que foram feitas no Gildot:

O projecto é ineficaz: qualquer excepção pode ser justificada com base
na incompatibilidade dos formatos. Por exemplo, não há nenhuma
alternativa livre ao MSOffice porque o MSOffice é necessário para ler
a 100% os formatos da Microsoft.

O projecto é centralista: a maior parte das organizações do estado
tem neste momento autonomia financeira para comprar o que bem
entender. Esta lei passaria a ser uma das milhares que não se cumprem
porque cada organismo arranjaria maneira de a contornar, dispondo
para tal de orçamento suficiente.

O projecto é impraticável: o conselho de ministro não tem capacidde para
analisar todos os pedidos de excepções.

Se não fosse ineficaz e impraticável, o projecto seria dispendiosos
porque não é possível converter toda a administração pública para
software livre sem custos extraordinários porque todos os procedimentos
foram adequados a esse software, porque existem milhões de
documentos em formatos proprietários e porque seria necessário reciclar
milhares de funcionários.

Finalmente, o projecto de lei não toma em conta que o público em geral
usa software proprietário com formatos proprietários e os serviços do
estado têm que estar preparados para ler esses formatos.

Joao
http://www.nonio.com