[ANSOL-geral]No proximo dia 7 de novembro : Commission proposes rules for inventions using software

Carlos Morgado chbm arroba chbm.nu
Tue Oct 22 23:28:01 2002

On Mon, Oct 21, 2002 at 11:14:41PM +0100, João Miguel Neves wrote:

> Traduzindo, um programa, quando usado em conjunto com uma máquina, po=
de
> ser patenteado. Sou o único que nunca viu um programa correr sem ser
> numa máquina ?

não, mas sobre isto vê mais à frente

só uma tecnologia que é um avanço obvio no seu campo mas,

It implies that a computer-implemented invention which makes a
"technical contribution" to the state of the art, which would not
be obvious to a person of normal skill in the field concerned, is more
than just a computer program "as such" and can therefore be patented.

"a person of normal skill in the field concerned" gostei desta
frase. traduzida deve querer dizer "os que não conseguem arranjar emprego
noutro sítio".
Será que para contestar uma patente destas basta dizer "bem,
eu formei-me com média de 12 e pra mim isso é obvio. na realidade,
isso é obvio para um babuino bebado". (e claro, terminar com um sonoro DUH)

Actual cases in which a "technical contribution" has been found include:
[...]
# an invention in which an increase in processing speed in a computer was
 achieved by a new and non-obvious method

um puto da minha rua tá aos saltinhos à espera de poder registar a patente
de arrefecer o celeron dele a azeite com acidez 0.7. estes exemplos sairam
de onde ?

On the other hand, any invention that was concerned solely with the nature
of data or the way in which a particular application operated on
data would not make a technical contribution and so could not be protected
by a patent.

isto por outro lado é interessante, "nada de patentes de métodos
matemáticos".

"The proposal would not allow patents to be granted for computer programs
on their own, i.e. in isolation from a machine on which they may be run. "

Isto é parte de q falavas certo ? Esta frase é muito interessante e lês-te
isto ao contrário.
Por exemplo, a Thomsom tem uma patente americana sobre todos os codificadores
de mpeg/audio que alguma vez possam ser feitos. Aquela frase impede isto,
da maneira que eu a leio quer dizer "nada de patentes a menos que apareça
um computador a correr uma implementação" ou, "nada de patentear
algoritmos abstractos" tipos umas patentes interessantes sobre
algoritmos criptograficos em computadores quanticos que apareceram por ai.

"patents including such claims could be used to prevent "reverse
engineering" and other activities considered legitimate in respect
of computer programs already protected under copyright law."

também é interessante, mas não sei até que ponto não sai do scope do
documento.

tens 3 anos para ser barulhento ;)

--
Carlos Morgado - chbm(at)chbm(dot)nu - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A