[ANSOL-geral]O que é u m FORK?

Carlos Morgado chbm arroba chbm.nu
Thu Oct 10 14:20:01 2002

On 2002.10.10 13:59:37 +0100 Lopo de Almeida wrote:

> A QUESTÃO
>
>     Poderemos nós, outros, iniciar um projecto novo que usa grande pa=
rte do
> código original e iniciar as modificações para o novo projecto qu=
e queremos
> vêr desenvolvido?
>     É isto considerado um FORK?

um fork normalmente inclui 6 meses de flamewars na mailing list pública
que acaba com alguém a dizer "és estúpido demais para seres o maintainer
deste projecto". depois ficas com 2 projectos virtualmente iguais excepto
3 linhas de código que são mantidos paralelamente até q um morre.

um projecto que usa uma base de código existente mas inclui tantas
funcionalidades novas que a relação com o original deixe de ser imediatamente
reconhecivel pelo utilizador não me parece ser um fork mas sim um projecto
derivado. ambos são "encorajados" pelo GPL.

ex: o egcs foi um fork do gcc. o gcc morreu e foi substituido. para o
utilizador
um compilador é um compilador.
o balsa não é um fork do mutt, usa muito código do mutt com o (c) devidamente
atribuido mas tem mais código próprio e é assumido como um projecto com um
objectivo
diferente.

> Um FORK pode ser um projecto com novo copyright desde que tenha licenç=
igual ao "originante"?

o GPL diz claramente que obras derivadas teem que manter a atribuição de (c)
--
Carlos Morgado - chbm(at)chbm(dot)nu - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A
http://wwwkeys.pgp.net/ FP:0A27 35D3 C448 3641 0573 6876 2A37 4BB2 1FC5 7F0A