[ANSOL-geral]Projecto-lei sobre Software Livre (URL)

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Thu Oct 3 21:47:02 2002

Continuo sem ter lido o projecto-lei (vergonha!).  Mas quero aproveitar a
boleia desta mensagem para acrescentar uma coisa:

Joao Miranda wrote:

> Se não fosse ineficaz e impraticável, o projecto seria dispendiosos
> porque não é possível converter toda a administração públic=
a para
> software livre sem custos extraordinários porque todos os procediment=
os
> foram adequados a esse software, porque existem milhões de
> documentos em formatos proprietários e porque seria necessário reci=
clar
> milhares de funcionários.

Gostava de ver abandonar o argumento do preço.  Neste caso o João usa-o contra
o Software Livre, mas o que me preocupa é quando se tenta usar o argumento é a
favor do Software Livre.

Defender o Software Livre na Administração pública argumentando com o preço é
pedir sarilhos.  Não custa nada à ms dizer que "não seja por isso, eles
oferecem as licenças", e a nossa bela argumentação vai toda pelo cano.  Pelo
que o Paulo Trezentos contou, foi isso que aconteceu recentemente em 800
escolas do país.

Ao tentar fazer o Software Livre entrar em áreas estratégicas, o preço é de
facto um argumento a favor da ms.  Se a área é estratégica, eles dão à borla.
Até pagam, se for preciso!

Devemos argumentar com coisas que a ms não está preparada para oferecer -- e
que, de facto, são *as* coisas importantes.  Para cada área há uma razão forte
inatingível pela ms.  Vejamos de que me consigo lembrar:

Administração Pública
---------------------

Os nossos argumentos devem ser:

  * Auditabilidade.
  * Documentos com formatos abertos.
  * Independência de fornecedores.
  * Perenidade dos arquivos.
  * Outros?  Quais?

Escolas
-------

Os nossos argumentos devem ser:

  * Acesso à fonte estimula curiosidade dos alunos.
  * Robustez do sistema (fácil de recuperar por mais que os alunos o
assassinem).
  * Facilidade de aproveitamento de equipamentos de outra forma obsoletos.
  * Perenidade dos arquivos (importante para as secretarias).
  * Outros?  Quais?

Em todos estes casos, é mais inteligente tratar o preço como coisa secundária.
A vantagem estratégica para o ouvinte é outra.  Quando o ouvinte perguntar pelo
preço, diz-se que as licenças são à borla, mas antes já se disse que o que é
mais importante (e, sabemos nós, com que a ms não pode competir) são as outras
vantagens.

Sebrosa