[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Posição Política da ANSOL

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed Oct 2 12:41:05 2002

--=-051N1qCDqzM58l10QiPa

On Tue, 2002-10-01 at 18:25, Ant=F3nio Jos=E9 Coutinho wrote:
> Obrigado pela resposta, mas acho que n=E3o responde exactamente ao que eu=
=20
> perguntei, por isso gostaria que clarificasses um pouco mais. Creio que i=
sto=20
> s=E3o um quest=F5es muito importantes para muitos associados da ANSOL.

Pois. Por acaso ia agora mesmo fazer quase a mesma "clarifica=E7=E3o de
pergunta" que tu.  Tendo em conta os estatutos, n=E3o estou a pressupor
que haja prefer=EAncias a priori, mas =E9 bom deixar-se a quest=E3o clara, =
sem
isso significar qualquer ofensa ou desconfian=E7a patol=F3gica ou m=E1-vont=
ade
de ningu=E9m.

Resumindo, o que eu desejaria ver na rela=E7=E3o com partidos =E9 a respost=
"sim" =E0 pergunta

> - A ANSOL trabalharia em conjunto com qualquer partido, sem prefer=EAncia=
 por=20
> nenhum?

Mesmo que em qualquer momento pare=E7a haver "parceiros" estrategicamente=20
ideais, que dessem tenta=E7=F5es de menosprezar outros, h=E1 valores mais
b=E1sicos a defender.

Ali=E1s, =E9 de excluir completamente qualquer rela=E7=E3o de "parceria" nu=
sentido que levasse a ANSOL a promover alguma for=E7a pol=EDtica em troca
de apoios =E0s causas que defendemos.  A ANSOL pode e deve sensibilizar
os partidos para as quest=F5es, dar-lhes o apoio que puder dar em termos=20
de clarificar essas quest=F5es e de ajudar "tecnicamente" a elaborar
propostas legislativas ou outras, mantendo o cuidado de periodicamente=20
relembrar o p=FAblico (dentro e fora das estruturas partid=E1rias) que=20
a sua esfera de ac=E7=E3o, junto dos partidos, termina a=ED.   N=E3o =E9 se=
mpre
necess=E1rio um disclaimer sonante: =E0s vezes basta o cuidado com que se
escreve uma frase tendo em conta os efeitos... "subliminares".

O melhor exemplo que me ocorre (nem sei j=E1 onde o dei, se calhar aqui) =
=E9
o de tentar gerir a rela=E7=E3o com eles como se estiv=E9ssemos a prop=F4r =
algo
t=E3o neutro como uma norma nova para tomadas ou a tentar promover a
seguran=E7a das crian=E7as (como uma organiza=E7=E3o que trabalha nisso e t=
em
aparecido recentemente): sensibilizando por um lado e dando
"consultadoria" por outro quando os pol=EDticos ficam sensibilizados e
querem fazer alguma coisa no dom=EDnio.

TTFN
                          JM

--=-051N1qCDqzM58l10QiPa