[ANSOL-geral]Re: [Direccao]Sugestao para o CD no Porto2002

Luciano Miguel Ferreira Rocha strange arroba nsk.yi.org
Fri Nov 8 16:02:01 2002

On Fri, Nov 08, 2002 at 03:13:36AM +0000, Jose' Sebrosa wrote:
> [...]
> software livre existente ser popular (apesar de nao ser nenhuma das
> caracteristicas enumeradas nas quatro liberdades), e eu acho que a ANSO=
> deve ser coerente com o nome que escolheu e assumir sem complexos as
> varias virtudes do software livre.  Ou seja, o receio da tal "etiqueta"
> justifica-se por temermos que as pessoas pensem que "ser gratis" e' a
> *unica* coisa que nos interessa, mas nao se justifica de forma absoluta=
,
> pois ela e' de facto *uma das varias* etiquetas que nos devemos orgulha=

Ser grátis não é exclusivo do software livre. Software proprietário
gratuito e software proprietário caro oferecido como chuva e software
proprietário adquirido ilegalmente têm essa qualidade.

> [...]
>
> "O cigano albarda o burro ao gosto do fregues"
>
> Ou seja, em cada situacao a ANSOL deve realcar a "etiqueta" que mais se
> apropria 'a audiencia visada.  Felizmente o software livre tem muitas
> etiquetas boas e permite-nos construir mensagens cativantes para
> diversas audiencias!  Por exemplo, eu referi ha' tempos que quando a
> audiencia e' uma empresa, ou a Administracao Publica, ou uma
> Universidade, abordar a questao dizendo que o software e' de borla e' u=
> disparate.  Mas quando estamos a distribuir um CD de goodies para
> Windows, ja' nao e'!  A cada fregues sua albarda...

O problema, quanto a mim, é que o software livre não é necessariamente de
borla. Há bastantes que não o são. A minha oposição será talvez a de
estarmos a fazer propaganda enganadora. Além de propagar a opinião que os
programadores de software livre vivem do ar e não precisam de contributos.

Outra coisa, os cds normalmente distribuídos em exposições ou eventos são
já por si gratuitos. Não vejo razão de andar a gritar isso ou
explicitá-lo.

Cumprimentos,
Luciano Rocha

--
Consciousness: that annoying time between naps.