A porcaria das patentes era: [ANSOL-geral]Red Hat regista patentes de software...]

Carlos Morgado chbm arroba chbm.nu
Sun May 26 16:04:01 2002

On Sun, May 26, 2002 at 10:51:45AM +0100, Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Se leste a mini historia que eu apresentei, ja devias ter percebido com=
> seria facil para a Sony nao so conseguir usar a tua invencao
> gratuitamente, como ainda por cima pilhar-te dinheiro :)

Como ? qual dinheiro ? eu sou um investigador não vendo nada. Por outro
lado sou bem capaz de licenciar as minhas patentes por uma soma razoável.

> Nao meu caro. Estas muito iludido. Nenhuma investigacao surge do nada.
> Toda a investigacao e' incremental, baseada em alguma coisa.

Alguma investigação é +- independente de prior art. No meu
exemplo, não.

> A probabilidade de qualquer invencao tua, neste momento, bater em algum
> ponto numa patente dos big ones e bastante grande... e nao tens
> possibilidade de analisar concretamente nenhum gabinete de patentes
> devido 'a linguagem vaga da descricao dos milhares de patentes
> concedidas.

Abaixo então os funcionários burgessos que trabalham lá. Abaixo os depts
de patentes serem fontes de receita para o estado.
Essa é a raiz do problema.

> Pensas que vais enriquecer como enriquecerias no sistema normal de
> Direito de Autor, mas vais arrepender-te  muito depressa.

(nota, aquilo é uma situação hipotética, tenho mais q faze q andar a
investigar DSP ;))

Mas o que é que o DA cobre ? A minha implementação em pseudo-código do meu
algoritmo ? Posso apresentar-te 10 ligeiramente diferentes que fazem
exactamente a mesma coisa. Cobre também esses 10 ? Então
de certeza que também cobre a equação quase igual à minha que
está num paper que eu li. Ad nauseum.

> Amigo, eles proprios, que pensavam nao estar a infringir com patente
> nenhuma, recentemente foram acusados de estar a infringir uma patente :=
)
> Nao sei como esta esse caso recente.

Foi isso que eu disse mas não sabia desse caso. Procura uma discussão no
kuro5hin que apareceu há uns tempos sobre o Ogg, tá lá um post meu com a
minha opinião sobre as afirmações da Xiph.
Nota que no caso do Ogg e conhecendo bastante bem MPEG/Audio
acho perfeitamente escabroso que a Xiph diga "isto é
nosso! fomos nós que inventamos".

> Sabes que se a Franhofer quiser, acaba-se o lame em 2 minutos, porque
> teem a patente?

As patentes. Mas como já disse, processar pessoas individuais que não
vendem nada por patentes é inútil, mesmo nos states.

> Wow, estou a ver que estas MESMO iludido a respeito das patentes...
>
>   1. o rapaz foi preso na noruega por quebra de uma lei norte americana
> (DMCA) o que leva a muitas e graves suspeitas sobre a legalidade da
> accao (cometida atraves do tratado WIPO) e leva a entender como uma
> associacao Norte Americana tem poderes sobre um estado Europeu...

Ah, re-lê os artigos sobre o caso. Ele nunca foi acusado por
infrigir o DMCA que nem existe na Noruega. Ele foi acusado de espionagem
industrial e roubo de trade secrets. Em vez de uma acção civil por
perdas e danos ficou metido numa acção criminal. Isto tudo ao abrigo
do direito internacional.

>   2. se eles patenteassem o CSS (que deve estar de certeza) o rapaz em

Não está. Isso vai um bocado contra o conceito
de ser uma cifra secreta não vai ?

> vez de ser preso por arranjar uma ferramenta que pode ser usada para
> quebrar as proteccoes anti-copia do dvd, o rapaz seria preso por nao te=

O DMCA, que não existe na Noruega.

> dinheiro para cobrir o licenciamento da patente sobre as infinitas
> copias que o seu decss ja teve :)

individuos, sem lucros, ver acima. Aponta-me um caso em que um
individuo, mesmo um investigador tenha sido processado por infração de
patentes sem estar a vender um producto.

>   3. ou estas mesmo muito iludido, ou estas para aqui a tentar atirar
> areia para os olhos. se querias a segunda intencao, tiveste azar, pois
> nao estas a argumentar contra pobres de espirito ]:->

Revê os teus factos.

> Para finalizar, eis algumas patentes que caiem no estilo de patentes
> contra as quais lutamos, que ja foram atribuidas e apenas esperam valor
> legal...
>
> Control of one computer by another
>   Apparatus for control of one computer system by another computer
> system
>
> rpc? telnet? ssh?

Patente inválida, existe prior art obvia. "Aparatus" sem implementação -
burgessos.

> Dynamic pricing
>   Anyone who replaces a price tag with a user-editable pricing function
> is infringing on a patent in Europe. The following dependent claims let
> the patentee become the owner of a large part of the problems of modern
> e-commerce.
>
> calculo do iva?

É tão genérico que nem percebo o que raio é. burgessos.

> Testing learned material in schools
>   Use a computer for testing pupils. The main claim covers the basic
> procedure, the others just specify useful things to be done. The
> "technical contributions" consists in the teaching that a computer can
> be used to do these things more efficiently.
>
> No comments...

burgessos. burgessos. burgessos. ao cubo.

> Nao consigo perceber entao como e que podes ser favoravel 'a
> patenteabilidade destas coisas.

Mas quem disse que eu sou favorável a estas piadas ? Isto tem
alguma coisa a ver com a patente que estavamos a discutir ? Ou com o meu
exemplo ?
Isto são exactamente exemplos do que eu falava qd disse várias vezes que
os funcionários dos depts de patentes são burgessos e ignorantes.
Já mencionei que os departamentos recebem $$$ por patentes concedida e não
por aplicação ? Muda isso e já tens metade do teu problema resolvido.

> Poderias argumentar: ah, coisas obvias nao deviam ser patenteadas.
> So que a definicao de obvio e muito subjectiva... por exemplo.

Não digo isso, digo que não podes patentear uma coisa sem entregares uma
implementação de referencia *que funciona*. Limpas ao mesmo tempo as
patentes de coisas vagas, de coisas que ainda não existem mas estão quase
lá (na minha opinião este é o ponto alto do USPTO) e restringes o ambito
da patente à tua implementação.
A meu ver isto une o teu ponto de vista do Direito de Autor genérico com o
meu ponto de vista do arquivo aberto de invenções. O arquivo aberto de
invenções para mim é um ponto imprescindivel! O arquivo fechado das
associações de Direitos de Autor é totalmente aberrante no campo
tecnologico.

--
Carlos Morgado - chbm(at)chbm(dot)nu - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A
http://wwwkeys.pgp.net/ FP:0A27 35D3 C448 3641 0573 6876 2A37 4BB2 1FC5 7F0A