[ANSOL-geral]Red Hat regista patentes de software...]

Carlos Morgado chbm arroba chbm.nu
Sun May 26 02:15:02 2002

On Sun, May 26, 2002 at 01:26:55AM +0100, Rui Miguel Silva Seabra wrote:

> Pelo contrario, as patentes sao inerentemente mas.

Sem patentes só tens trade secrets. Por exemplo, só tens encoders de mp3
porque tens patentes.

> Quem regista uma patente pode fazer, digamos, literalmente o que quiser.
> Hoje deixa uns implementarem, outros nem por isso. Amanha pode trocar d=
> ideias, ou passar a cobrar milhoes.
>
> Nao confio a ninguem esse poder.

É verdade. Nesse caso fazemos como o brasil, nacionalizamos a patente
se for caso disso. Caso contrário, não deve ser assim tão importante.

> Agora, nao estamos aqui a discutir se em areas sobre as quais nao temos
> experiencia nenhuma podem existir motivos para que as patentes possam
> ser aceitaveis.
>
> Mas patentes de Software, e outras ideias imateriais, nao obrigado!

Não vi a patente do Ingo como algo muito diferente do esquema de
um pistão. Não é propriamente uma patente sobre e-commerce ou aparelhos de
tele-transportação.

> Engano redondo. O Direito de Autor (Copyright para os anglofonos) e
> levado muito a serio... mais ate do que as patentes talvez, a avaliar
> pela pressao da MPAA e da RIAA que ja sucederam em colocar o DMCA, e qu=
> temos de colocar um travao aqui na Europa com a EUCD.

Quantos casos te consegues lembrar que envolvem licenças de software ?
Quantos de patentes ?
E não te esqueças que as patentes são um caso particular de (c).

> Isso era facilimo de fazer sem patentes de software, em vez de usar uma
> licenca do estilo MIT/XFree usavam a GPL. Got it? :) Mas isso sao
> historias antigas...

Queres então dizer que as caixas do windows teem umas letrinhas
pequeninas a dizer "Contains software from the Univ of
Berkeley and Others" ? :) Não me parece.

> Hugs, rms

rms ? ouch :)

--
Carlos Morgado - chbm(at)chbm(dot)nu - http://chbm.nu/ -- gpgkey: 0x1FC57F0A