[ANSOL-geral] Why Linux isn't on the desktop yet

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Wed May 8 21:32:01 2002

Viva,

Não me pareceu que estivessemos a falar da mesma coisa :-(

Tu, para contrapores ao artigo que enviei, apresentas-me um outro que fala
de um empresário que apostou numa área em que ninguém quis apostar e que tem
feito isso por várias vezes, com sucesso.

1. Uma coisa é um tipo fazer cordas de metal para guitarras quando a
concorrência não as quis fazer e ficar com a óbvia quota de mercado.

2. Uma outra coisa é tu quereres ignorar que 97% dos "guitarristas" usam as
"cordas" da Microsoft, que têm uma formato bera, cheias de falhas, e uns
encaixes especifícos. Além disso existem n músicas que só tocam bem nas
guitarras com "cordas" Microsoft.

3. E vai daí tu fazes umas "cordas" bestiais, com um formato mesmo bom,
resistentes, e com uns encaixes simples que qualquer um pode imitar. E não
bastando queres que a malta que tem "guitarras" Microsoft as deite fora e
mais... ainda queres que o pessoal aprenda a tocar com as tuas cordas... e
para cúmulo queres que também deitem fora todas as músicas "Microsoft" e
reescrevam para as "cordas" bestiais que tu criaste. ;-)

------------------

Diz-me lá em que é que o meu racíocinio está errado ao considerar que,
embora o formato das "cordas" Microsoft sejam uma m***a, temos de ter uma
forma de compatibilizar a leitura das músicas "Microsoft" nas nossas
"cordas"?

Tu já tentaste vender essa ideia maluca de uma empresa deitar fora todos os
documentos e templates, e folhas de cálculo e apresentações e bases de dados
"Microsoft" e passar a usar o teu fantástico produto... mesmo que isso
implique reescrever tudo de novo. Tenta, tenta.

Eu tentei fazer isso uma vez.... e só o custo de passar toda a base de dados
de produtos de um formato proprietário para outro formato mais aberto
custava, à época, qualquer coisa como 2 funcionários a tempo inteiro durante
3 meses...

E isto era só para os produtos (cerca de 120.000)...

Imagina eu a dizer-lhes para mudarem todas as outras tralhas sem ter um
qualquer sistema rápido e indolor de importação.

Se tiveres uma explicação de marketing que eu possa usar, agradeço-te. Eu
disse de marketing e não filosófica. Os meus clientes e provávelmente os da
maior parte das empresas que se dedicam a consultoria não tem normalmente
pruridos filosóficos: querem barato, bom e que não dê chatices de falta de
assistência.

Não tenho nada contra as tuas ideias, que até partilho na sua maior parte,
mas temos de não ser muito naïfs.

Viste o meu outro email com o artigo sobre "O que o Linux precisa mais..."?
Acho que aquela é a abordagem de marketing certa, mas na verdade nãp podemos
escamotear o facto de que não existe uma total compatibilidade entre os
formatos da Office Microsoft e Office Linux. Se estiver errado quanto a esta
questão dos formatos iluminem-me por favor que eu passo a usar mais esse
argumento fantástico de venda: "... até tem compatibilidade TOTAL com os
ficheiros do MS Office!".

Um exemplo do que acontece com empresas já "estabelecidas":

Eu, há algum tempo, estive a falar com uma empresa de consultoria financeira
sobre o Linux e o Software Livre e vendi tão bem a ideia que eles já queriam
que eu lhes fizesse a mudança, mas... e tem sempre um mas; era preciso
transpôr sem "suor" nenhum todas as inúmeras folhas de cálculo cheinhas de
macros e VBA. Coisas que eles andavam há anos a desenvolver ;-)

Claro que a coisa ficou sem efeito... saia muito caro a conversão manual de
tudo, até para o StarOffice (que até já nem é SL nesta última versão que já
deve funcionar aceitavelmente).

Enfim. Ainda lhes vendi um servidorzito com Firewall, Samba e pouco mais :-(

1,

Lopo