[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Entrevista para a revista Visão

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Mon, 25 Mar 2002 20:09:53 +0000


"Jaime E. Villate" wrote:
> 
> On Mon, Mar 25, 2002 at 05:24:05PM +0000, Jose' Sebrosa wrote:
> 
> > Ao ler isto acabei de tropecar num problema filosofico interessante: =
Os
> > autores cedem os direitos `as grandes editoras porque desejam ter ace=
sso `as
> > vantagens de ser publicado por uma grande casa, com muitos canais de
> > distribuicao, com melhores hipoteses de exposicao da obra, etc..
> 
> Até aqui estamos de acordo.
> 
> > O autor poderia escolher uma editora menor, ou mesmo investir uma edi=
cao de
> > autor, mas essa nao costuma ser a primeira opcao.  A internet podia s=
er uma
> > alternativa que permitia ao autor individual concorrer com a multinac=
ional
> > -- ou simplesmente ameacar isso para obter vantagens ao negociar as
> > condicoes em que a grande casa vai publicar a obra.  Podia, mas para =
o ser
> > falta-lhe uma coisa: Um mecanismo eficaz de proteccao de copia.
> 
> Aí já deixamos de estar de acordo, como aliás discutimos no fim d=
a reunião em
> Lisboa.
> 
> Falo por mim próprio e pela minha experiência com alguns autores, n=
a área de
> engenharia, com quem tenho trabalhado na minha qualidade de director ed=
itorial
> da colecção manuais da editorial da FEUP e membro do conselho edito=
rial de uma
> revista internacional. Não estamos preocupados com a protecção de=
 copia; até é
> bom que as pessoas possam copiar facilmente as nossas obras porque assi=
m
> tornam-se mais conhecidas e temos maiores hipóteses de serem reconhec=
idas como
> obras importantes no momento dos nossos currículos serem avaliados.
> 
> O que faz com que um autor se submeta ao processo complicado de aprovaç=
ão para
> publicação por uma editora importante, com todos os problemas assoc=
iados à
> cedência dos direitos de autor, é principalmente pelo prestígio a=
ssociado ao
> facto de ter publicado por essa via.
> 
> Se um sistema de "printing on demand" ou um sistema de publicação v=
ia internet
> chegar a ter suficiente prestígio (principalmente por parte da próp=
ria
> comunidade científica que avalia as nossas obras), tenho a certeza qu=
e os
> autores vão preferir esse método de publicação e as grandes edi=
toras
> tradicionais não poderão competir com as vantagens e flexibilidade =
associada a
> esses novos métodos de publicação.


Talvez a discordancia se deva a eu estar a pensar em autores de romances, em
escritores profissionais que nao teem outra fonte de rendimento alem dos
contratos para publicacao das suas obras.

Acho que nao haver proteccao de copia ate' e' mais grave para a publicacao de
textos na Web do que, por exemplo, para a publicacao de musica, pois os musicos
podem ganhar muito dinheiro em concertos e talvez se justifique publicar a
musica como publicidade.  Acho que os escritores nao teem nada equivalente,
excepto em casos muito atipicos em que o autor e' tao prestigiado que recebe
cachets elevados por exemplo para dar conferencias.


> O sucesso dos livros da Gulbenkian é um caso a ter em conta. Os autor=
es não
> são parceiros da Editora num negocio de venda de livros, com uma perc=
entagem
> dos lucros, mas recebem uma recompensa ou subsídio pelo seu trabalho =
de terem
> escrito (ou traduzido) o livro.


Sim, nao me lembrava desse exemplo.  Eles financiam novos autores de romances? 
Enfim, e' so' curiosidade.


> A editora está claramente interessada na
> difusão da cultura e não em quantos livros vão vender ou quanto l=
ucro vão
> receber.


Tudo bem, desde que ganhem (vendam) que chegue para viver (pagar as contas),
senao la' caimos no problema de ser preciso alguem que pague:  Subsidios,
amigalhacos, corrupcao.


> Têm conseguido atingir um bom nível de qualidade e de prestígio. =
Não
> está melhor é pela falta de autores portugueses e pela falta de int=
eresse
> pelos livros portugueses (infelizmente muitas pessoas acham que se um l=
ivro
> técnico é de um autor estrangeiro e está escrito em inglês é =
melhor).




Sebrosa