[ANSOL-geral]PROBLEMA: Como recuperar ficheiros apagados inadvertidamente ?

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed, 20 Mar 2002 19:43:20 +0000

* Bruno Filipe Marques <bmarq arroba infante.ipv.pt> [2002-03-20 18:24 +0000]:
> Como, em lnx podemos recuperar ficheiros, isto é, não há algum
> utilitário tipo Norton Utilities para Window$ ?

Algumas vezes tive sucesso com o recover (que já tinha instalado
como parte da Debian):

   http://recover.sourceforge.net/linux/recover/

Nesta página há também um link para o Ext2fs Undeletion mini-HOWTO.
Not an easy task, se feito à mão...

Quanto mais tempo o computador continuar em uso normal, pior a
esperança de recuperar.  Por vezes resta a hipótese de fazer grep no
device, ou numa cópia da partição feita com dd para outro
disco...

Aqui há uns anos, recuperei para uma utilizadora uns megabytes de
mailboxes de Eudora de um disco com Windows que tinha alguns erros e
onde os programas tipo Norton já não mexiam (pelo menos os pouquitos
que havia disponíveis).  Acho que a partição tinha 500MB; copiei-a com
dd para outro disco, usando talvez a opção "noerror" para continuar
depois das zonas doentes, e dividi o output em ficheiros de 20 (ou
50?) MB para abrir no emacs (felizmente a maior parte do disco estava
livre...). Depois foi explorar pachorrentamente.  Alguns ficheiros
estavam fragmentados, mas foi possível juntar boa parte das peças do
puzzle em talvez (longa) tarde e meia de trabalho (sem poder evitar
ler as mensagens de email para poder ligar os pedaços das
mailboxes...).

Dependendo do trabalho que seria perdido, pode valer a pena procurar
aí os bocados de texto da mesma forma... mas não é garantido que a
última versão de todos esteja lá completa.

TTFN
                        JM