[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Proposta para sócio

Vitor Domingos vd arroba paradigma.co.pt
Tue, 19 Mar 2002 18:04:23 +0000

On 19 Mar 2002 17:42:31 +0000
Rui Miguel Silva Seabra <rms arroba 1407.org> wrote:

> Sinceramente, desde que seja user friendly em plataformas livres, quero
> la saber de se o e ou nao em plataformas nao livres, pois este documento
> nao e para ser editado ou usado em sistemas nao livres.

Cada um e' como cada qual.
O mesmo se aplica a plataformas usadas em redacoes editoriais e em quase 70% de desktops deste mundo. (windows / mac)
Mas _neste_ caso e' irrelevante.

> Podemos por simpatia fazer uma versao em pdf se do "outro lado" surgir
> vontade de ver o documento.

Depende das condicoes e condicionantes da proposta de socio.
Se for para "imprimir em casa" por alguem que nao use uma plataforma livre, pode ser uma versao em html (printer friendly).

> LaTeX ainda e do melhor dado haver interpretadores para windows (pelo
> menos tenho ideia de que ha).

Desconhecia e duvido que o office do word "mame" isso.

> Grande homem, a usar o AbiWord :)

a 0.99.2 esta' de facto bastante melhor relativamente 'as anteriores. :)

> Ja agora, a versao 1.0 do AbiWord deve sair ate ao final do mes, contudo
> nao sera de forma alguma perfeita ou "office ready"...
> Tabelas, conteudos embebidos, fonts em condicoes sao coisas que se quer
> apostar para a versao 1.2 e adiante, mas a rendering engine do 1.0 nao
> permite fazer isso de forma facil, por isso, lanca-se o 1.0 agora para
> se poder entrar numa arvore de desenvolvimento mais arduo em features
> novas.

A meu ver, uma condicao essencial seria os filtros de gravacao.
Se esta ultima ja grava em .doc, nao o grava em condicoes perfeitas.
Isso sim chamaria bem mais gente a usar o AbiWord.

> Nao concordo muito com a idea (mais valia lancar a 1.0 quando o AbiWord
> estivesse pronto) mas compreendo que lancar um 1.0 seja um potencial
> chamariz para novos developers.

Mais gente a usar o AbiWord chamaria mais developers.
Mais developers, mais features.
Penso eu ;)

O Open Word ainda e' uma ferramenta que chama muita gente.
O AbiWord e' de certa forma prejudicado por isso.

----
Cumprimentos,
Vitor Domingos
"Imagination is more important than knowledge."