[ANSOL-geral][off-topic] emacs sai do lang. env. latin-1

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Sat, 16 Mar 2002 09:46:14 +0000

* Vasco Figueira <figueira arroba europe.com> [2002-03-15 19:26 +0000]:
> Alguém sabe porque é que o emacs está sempre a sair do modo latin-1
> (language environment)?

Emacs 21? (Usei xemacs uns anos mas gostei do emacs 21 o suficiente
para regressar ao emacs e sair do caminho ímpio :-)

Ainda não tentei perceber decentemente como ele se porta nesse aspecto
(tentei um pouco há uns meses), mas, simplificando, creio que tenta determinar
automaticamente o ambiente com base no ficheiro que se abre.  Já me
aconteceu ao responder a mensagens de email (mutt + emacs21 via
gnuclient) ele não ficar com nenhum file coding system activado, eu
escrever letras com acentos, e depois por isso ele tomar a decisão de
guardar em utf-8, mais geral (mas como o mutt não sabe, a vítima do outro
lado fica a ver lixo).  Agora quando abro ficheiros novos fico
em latin-1, mas ao abrir ficheiros já escritos tenho o cuidado de ver
se ele tem o "1" à esquerda na "mode line", e fazer
Ctrl-x Enter f iso-8859-1 tornou-se rotina quando não está em latin-1
(mas como tenho o emacs aberto dias seguidos o iso-8859-1 está quase sempre na
história e é só premir a seta-para-cima).

Já não me lembro de tudo o que fiz quando comecei a usar o emacs21, mas
o meu .emacs vai em attachment para o caso de interessar (todo ou
quase todo resulta de usar a interface de customizing do próprio emacs).
Já agora, o meu ~/.Xresources tem

 Emacs.pane.menubar.font: -adobe-helvetica-medium-r-*-*-12-*-*-*-*-*-*-*
 Emacs.dialog*font: -adobe-helvetica-medium-r-*-*-12-*-*-*-*-*-*-*
 Emacs*menu*attributeFont: -adobe-helvetica-medium-r-*-*-12-*-*-*-*-*-*-*

(importante para os menus não ficarem com letronas, num X a 100dpi)
e costumo arrancar o animal com

  emacs -bg ivory2 -f gnuserv-start

Para quem detesta (como eu) ter dead keys permanentemente ligadas, já
não é preciso usar o iso-accents-mode ao escrever texto com acentos;
agora faço Ctrl-\ para ligar e desligar o "input method"
latin-1-prefix (o especificado para "default" no meu .emacs).

TTFN
                      JM