[ANSOL-geral]Logotipos .. uma vez mais

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Fri, 15 Mar 2002 13:45:40 +0000

* Jaime E. Villate <villate arroba gnu.org> [2002-03-15 12:55 +0000]:
> Concordo. O concurso proposto deveria ser um concurso de "ideias" para o
> logotipo e deveria ficar claro aos concorrentes que só interessa a ideia,

Fácil se o logotipo tiver uma descrição geométrica simples (um desses
representa-se bem em Metapost).  Se no entanto tivermos a sorte de
alguém criar lettering novo ou um logo menos simples de descrever,
imitar poderia ser bem complicado e acabar por estragar o boneco,
ainda por cima gastando tempo precioso do nosso lado e desperdiçando
tempo do outro lado.  De qualquer forma, isso deve ser um
não-problema; suponho que haverá formatos suportados de ambos os lados
que, com boa vontade, nos permitam receber o logo em boas condições.
É que de um profissional da coisa não interessam só as ideias
(possivelmente ele espera algumas de nós...) mas também a qualidade do
produto acabado que ele consiga (espera-se) atingir.

IMHO: *Descompliquemos*.  O sketch, por exemplo, aceita formatos Adobe
Illustrator, Corel CMX, Windows Metafile (pode ser que nem todos
estejam muito bem suportados, mas...).  Até se alguém fizer
o boneco à mão podemos fazer um scan e usar o autotrace:

     autotrace is a program for converting  bitmaps  to  vector
     graphics. The aim of the AutoTrace project is the develop­
     ment of a freely-available application similar  to  Corel­
     Trace  or  Adobe Streamline. In some aspects it is already
     better. Originally being created as a plugin for the GIMP,
     AutoTrace  is now a standalone program and can be compiled
     on any UNIX platform using GCC.

Quanto à cor, já vi o código Pantone usado em documentos oficiais para
descrever as cores de logotipos. Não sei, para efeito de registo, com
que rigor é necessário fazer essa definição ou que sistemas de
descrição de cores são aceites.

TTFN
                      JM