[ANSOL-geral]The time is now

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Thu, 14 Mar 2002 01:37:06 +0000

Vasco Figueira wrote:

> Preciso só que me digam quem se assume responsável por qual dossier.
> Temos 6, dos quais apenas 3 ou 4 (NMHO) se justificam a curto prazo.
>
>         * EUCD                  - jneves? Mais alguém?
>         * Patentes
>         - Sebrosa? Lopo? Alguém?
>         * Formatos Livres para documentos públicos - Eu, mais algué=
m?
>         * Utilização de Software Livre na Adm. Pública - Alguém=
?
>         * Liberalização do Software académico
>         * Obrigatoriedade da documentação de APIs e formatos conexo=
> [...]

Peco desculpa pelo meu silencio actual.  O caso e' que nao tenho *agora*
hipotese de me dedicar a nenhum dossier.  Poderia ter daqui a umas semanas, mas
receio que entao seja tarde demais.  A unica coisa que fiz foi recolher 2 ou 3
items de informacao que estao em
http://sebrosa.artenumerica.org/patentes/europa/ (ha' uns visiveis e outros
mais desarrumados em comentarios HTML -- estes sendo copia dum mail desta lista
a respeito da posicao francesa).

A minha preocupacao central foi reunir links para os documentos *originais* em
sites *oficiais*.  Secundarizo copias e tendo mesmo a ignora'-las se nao puder
*confirmar* a fonte e a *autenticidade* dos textos copiados.  No caso dos links
que reuni, tratei com a maxima desconfianca o texto em
http://swpat.ffii.org/vreji/papri/eubsa-swpat0202/indexen.html#text, pois se eu
tivesse um cargo de responsabilidade e me dessem uma coisa daquelas, a primeira
pergunta que eu fazia era "quem sao estes gajos".  Irritou-me em especial nao
ter encontrado no sitio deles nenhum link para documentos originais.  A imagem
que da' e' que dao tanta importancia `a sua propria opiniao, e que teem tanto
medo que o leitor nao entenda, que se recusam a mostrar os documentos originais
sem os crivar de comentarios. Acho que ninguem gosta de paternalismo
intelectual...  Acresce que copias de documentos apresentadas em sitos
desconhecidos ao leitor devem ser imediatamente colocadas na lista de coisas
potencialmente falsas.  Nao e' razoavel pedir a um decisor *inteligente* que
decida com base em informacao de origem suspeita!

Havia um documento que me interssava muito encontrar, mas que nao descobri.
Penso que nao existe.  Trata-se da agenda de discussao (ou aprovamento) desta
coisa.  Era muito importante saber quais as datas relevantes associadas ao
processo, se e' que elas foram ja' definidas por quem de direito (Parlamento
Europeu? Comissao Europeia?).

Bom, nao tenho muito mais a dizer.  Peco desculpa pela minha falta de
disponibilidade numa ocasiao destas...  espero nao me vir a arrepender.

Cumps.,
Sebrosa