[ANSOL-geral]The time is now

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Thu, 14 Mar 2002 01:03:46 +0000

Viva,

Rui Miguel Silva Seabra wrote:
> Foi giro ver o Miguel Portas falar de Software Livre (disse as palavras
> bastantes vezes se bem que NUNCA referindo as 4 liberdades) embora tenha
> cometido uma discreta gralha (se entendi bem quando o ouvi falar de algo
> que pareceu ser "software da apple").

Ele queria referir-se ao software alternativo e disse qualquer coisa
como "software mac e da apple"... Enganou-se, pronto.

> Foi assustador e fez-me ter vontade de emigrar para marte quando (na
> sequencia de 3 perguntas, uma das quais foi uma pergunta do Joao Neves a
> respeito da EUCD e de patentes) o Diogo Vasconcelos (PSD) fala (penso
> que estava a tentar agradar -- enganou-se) na necessidade de adoptar a
> EUCD para a legislacao portuguesa

Hum?

Essa passou-me ao lado...

> ou quando o Rui Rosas (esta certo?)
> (PCP) fala em que sao necessarios mais incentivos para se patentear
> software!!! (tambem me pareceu que estava a tentar agradar --
> enganou-se)

Esse coitado caiu de páraquedas. Não percebeu nada de nada.

> Em resumo:
>
> PSD: manifestou interesse em implementar a directiva de copyright e
>      direitos de autor na legislacao portuguesa.
> Espero que a massagem tenha sido boa.
>
> PS:  nao fez manifestacoes
>
> PCP: manifestou necessidade de aumentar os incentivos em patentear
>      software
> Espero que a massagem tenha sido boa.
>
> BE:  precisa de massagem mas ja esta (aparentemente) no bom caminho.

Ah, eu acho o saldo mais positivo do que tu o pintas.

O Diogo Vasconcelos (PSD) no fim, depois da massagem, manisfestou
interesse em documentar-se melhor na matéria e ficaste com o contacto
dele. Não é nada mau.

O PS, sempre tomou nota e o José Magalhães provavelmente ficou com umas
coisas na ideia a marinar. Não disse nada porque já se sabe como é a
onda PS: não fazer muita onda, fazer um discurso ameno e politicamente
neutro até que se tenha mesmo a certeza das coisas. E só aí...

O PCP, de facto esteve muito mal, mas em conversações futuras pode ser
proveitososo.

O Miguel Portas foi o primeiro político que eu ouvi falar de "Software
Livre". Não só manifestou interesse, como manifestou já ter decidido
apoiar essa área. Melhor é difícil!

Hoje (quarta) aproveitei que cheguei atrasado às conferências da semana
informática do IST e fui a uma do Bloco de Esquerda que lá decorria. No
final abordei o Francisco Louçã, apresentei-me, disse-lhe que tínhamos
estado no dia anterior na APDSI, que tínhamos notado o interesse do
Bloco embora com alguma "necessidade de documentação". Disse-lhe que a
ANSOL ainda era recente e por isso ainda não tínhamos entrado em
contacto, mas que estávamos a elaborar 3 ou 4 dossiers sobre as questões
mais relevante nesta matéria e que depois adoraríamos ter oportunidade
de nos reunirmos com eles. Ele disse que sim senhor, óptimo.
"Contacte-me pelo endereço do Parlamento e depois correspondemo-nos por
aí", com um ar entusiasmado e agradado pela abordagem.

Assim, resumindo:

Captámos o interesse do PSD, alertámos um pouco o PS (não sei até que
ponto), intrigámos o PCP, e estamos a caminhar bem com o Bloco de Esquerda.

O que quer dizer que:

Temos de acelerar isto! Temos de ter pelo menos dois dossiers prontos a
enviar quanto antes. Proponho que cada um de nós se especialize numa
tarefa (ou cada dois de nós) e se responsabilizem por alguma coisa em
particular. Se puder, está claro.

Para dar o exemplo, eu vou acabar hoje as correcções à secção política
para pô-la "no ar" (acrescentando só uma referente à utilização de
software livre no ensino público), e mandar o primeiro contacto para o
Francisco Louçã, sem nenhuns documentos enquanto não estejam ultimados.
É só para estabelecer o contacto. Enfim, talvez lhe mande uns
apontadores... logo se vê.

E comprometo-me a ter o meu dossier pronto até segunda-feira.

Preciso só que me digam quem se assume responsável por qual dossier.
Temos 6, dos quais apenas 3 ou 4 (NMHO) se justificam a curto prazo.

	* EUCD			- jneves? Mais alguém?
	* Patentes
	- Sebrosa? Lopo? Alguém?
	* Formatos Livres para documentos públicos - Eu, mais alguém?
	* Utilização de Software Livre na Adm. Pública - Alguém?
	* Liberalização do Software académico
	* Obrigatoriedade da documentação de APIs e formatos conexos
	* Utilização do Software Livre no ensino público.

As primeiras três ou quatro parecem-me as mais relevantes a desenvolver
por agora. O que acham?

Vamos continuar esta onda de entusiasmo (consciente)? Espero ouvir
notícias de manhã.

Vasco Figueira