[ANSOL-geral]apdsi

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
13 Mar 2002 19:14:11 +0000

--=-yq4L+BRULKDrbxWiGAaD

Foi giro ver o Miguel Portas falar de Software Livre (disse as aplavras
bastantes vezes se bem que NUNCA referindo as 4 liberdades) embora tenha
cometido uma discreta gralha (se entendi bem quando o ouvi falar de algo
que pareceu ser "software da apple").

Foi assustador e fez-me ter vontade de emigrar para marte quando (na
sequencia de 3 perguntas, uma das quais foi uma pergunta do Joao Neves a
respeito da EUCD e de patentes) o Diogo Vasconcelos (PSD) fala (penso
que estava a tentar agradar -- enganou-se) na necessidade de adoptar a
EUCD para a legislacao portuguesa ou quando o Rui Rosas (esta certo?)
(PCP) fala em que sao necessarios mais incentivos para se patentear
software!!! (tambem me pareceu que estava a tentar agradar --
enganou-se)

Foi aliviante ter conseguido dar meia duzia de palavras ao Jose
Magalhaes (PS) sobre querer falar com ele quando tiver oportunidade a
respeito de patentes de software, e mais tarde, enquanto o Joao fazia a
pergunta dele, ve-lo a escrevinhar intensamente enquanto ia olhando no
que parecia as nossas direccoes.

Terminando a sessao (onde nao se falou muito mas nao muito mais do que o
que se pode ja ter lido nos jornais para quem estivesse interessado em
votar tendo em conta este debate), corremos (Joao, Vasco, Diogo e eu)
para a plateia para alertar para as mas interpretacoes que os
representantes do PSD e PCP fizeram (o do PCP realmente nao pensou no
que estava a dizer, patentes de software parece-me um bocado antagonico
ao Comunismo).

Penso que a massagem dada foi boa. Tenho pena de nao me ter lembrado de
pedir o email do representante da parte do PCP, mas ele ficou com o meu
cartao (bem como o Miguel Portas), e de resto nao deve ser assim tao
dificil voltar a apanha-lo (trabalho a poucos metros da sede do PCP).

Em resumo:

PSD: manifestou interesse em implementar a directiva de copyright e
     direitos de autor na legislacao portuguesa
Espero que a massagem tenha sido boa.

PS:  nao fez manifestacoes

PCP: manifestou necessidade de aumentar os incentivos em patentear=20
     software
Espero que a massagem tenha sido boa.

BE:  precisa de massagem mas ja esta (aparentemente) no bom caminho.

Hugs, rms

--=20
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-yq4L+BRULKDrbxWiGAaD

--=-yq4L+BRULKDrbxWiGAaD--