[ANSOL-geral]lobby no cvs - vamos a isto

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Thu, 7 Mar 2002 01:57:14 +0000

* Lopo de Almeida <lopo.almeida arroba sitaar.pt> [2002-03-07 00:33 +0000]:

Com texto `corrido' é frequentemente fácil, mesmo sem prática de \TeX, perceber
bem o texto olhando \textbf{directamente} para a source (mesmo que não seja
cómodo em textos longos com comandos mais complexos pelo meio).
A source fica normalmente bem mais legível que o equivalente em HTML
(quando há equivalente).  Este parágrafo está em \TeX. %:-)

Sorry se isto for mais do que conhecido e o problema for
outro (estar sem nenhum TeX à mão, por exemplo), mas
se tens um Linux com TeX (ou Windows ou Mac com TeX) podes sempre fazer

  latex ficheiro.tex  [ou, se for plain TeX,   tex ficheiro.tex  ]

e depois [exemplificando no Linux por não me lembrar do Windows]

  xdvi ficheiro.dvi

ou

  dvips ficheiro.dvi
  gv ficheiro.ps

Ou então, recomeçando no ficheiro LaTeX:

  pdflatex ficheiro.tex

para gerar directamente PDF.

E há o techexplorer da IBM
(http://www-4.ibm.com/software/network/techexplorer/downloads/ ),
grátis na versão introdutória mas infelizmente não livre.

Tenho instalado um latex2rtf mas nunca o experimentei.

Mesmo quando não se usa TeX para os documentos pessoais, neste mundo
do software livre (e noutros mundos como o científico) dá normalmente
jeito ter um bom pacote TeX à mão para poder processar documentos
alheios.  É mais ou menos como a frequentemente referida
necessidade-de-ter-Word-por-causa-dos-outros, aqui virada do avesso. :-)

Ainda há dias um conhecido meu que sempre usou Mac (também há
utilizadores de Mac a adorar TeX) estava todo contente com o novo TeX
no seu Mac portátil de 512MB de RAM e MacOS X (não que o TeX
precisasse disso tudo... cheguei a corrê-lo em 8086 com 640kb de RAM e
10MB (megabytes) de disco).  Ele migrou do TeXtures
(proprietário nalguns componentes mas aparentemente bem concebido e
simpático para alguns utilizadores pelo processamento on-the-fly do
que se escreve) para um pacote TeX com licença GPL de cujo nome não me
lembro mas baseado na mesma distribuição teTeX que pulula pelo Linux e
outras variantes de Unix.