[ANSOL-geral]detalhes tecnicos de documentos (Era: Re: lobby no cvs - vamos a isto)

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Thu, 7 Mar 2002 00:35:07 +0000

* Vasco Figueira <figueira arroba europe.com> [2002-03-06 23:54 +0000]:

> Onde é que se arranjam esses acrescentos ao LaTeX? Às vezes sinto que
> tenho poucas classes de documentos...

Bom, na Debian vinham no molhaço... (costumo instalar quase tudo o que
é packages de TeX, embora nunca tenha tido de escrever árabe ou música
com ele :-) ).  Já tinha koma-script antes, mas o do woody parece mais
rico que o do potato. Uma coisa simpática que o koma-script
(tendencialmente mais virado em vários pormenores para o lado europeu)
faz é calcular automaticamente dimensões de manchas de texto
compatíveis com os "cânones" redescobertos pelo Jan Tschichold
(http://world.std.com/~wij/glad/tschichold.gsp )

O koma-script, em particular, deve encontrar-se bem com o google.  E
para tudo o resto há os arquivos CTAN.  Por aqui tenho o CD Live TeX
do TeX Users Group, se bem que nunca tenho precisado de o
usar. Provavelmente pode fazer-se copias dele à vontade;  se me lembro
bem, o TUG teve o cuidado de verificar que todo o conteúdo
(eventualmente tirando o leão desenhado no CD, do Duane Bibby :-) ) é
compatível em licenças com as guidelines da Debian.

TTFN
                      JM