[ANSOL-geral]lobby no cvs - vamos a isto

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed, 6 Mar 2002 23:11:22 +0000

* Vasco Figueira <figueira arroba europe.com> [2002-03-05 19:40 +0000]:
> Ainda ninguém comentou a estratégia de lobbying (mensagem minha de
> ontem). Não sei se caiu em saco roto, ou se todos concordam. Quem cala
> consente, ou... despreza? :-)

Desprezo não, de forma nenhuma.  Felizmente que algumas pessoas estão
a conseguir fazer trabalho bem interessante.  Se calhar há é mais gente
que como eu está num túnel de trabalho, ainda não conseguiu emergir do
outro lado, e fica irritado por ver tanta notícia a aparecer e não
poder dar mais atenção a estes problemas.  Andei para fazer pelo menos um
artigo desenvolvido no Gildot resumindo e reunindo links sobre os
dados mais recentes do problema das patentes na Europa e das últimas
ondas de assalto de Hollywood para mandar no hardware mais do que
quem o compra.  Se calhar até está muita coisa pronta a usar no ansol.org
e eu ainda nem consegui ver.

Há dias ruminei um bocado sobre ligações a outras associações: ASSOFT,
Deco, etc.  A minha primeira reacção, talvez tipicamente lusa
(cínica?), é achar que uns conhecem o que consideramos problemas mas
não lhes interessa resolvê-los porque representam o lobby contrário
(exemplo da ASSOFT) e outros (Deco?) nem fazem a mínima ideia dos
problemas nem estão interessados em fazer nada por o negócio ser
outro.  Pensando assim, a minha motivação para contactos com eles
era quase nula, e até tive algumas dúvidas sobre haver interesse
em a ANSOL contactar a ASSOFT.

Ora eu, provavelmente por inércia dado que andava para deixar de ser
sócio da Deco há bastante tempo, ainda sou sócio. E lembrei-me que
nunca participei de uma das assembleias deles.  Por muito pouco peso
que na prática pudesse ter, e por muito que na prática os sócios
funcionem mais como clientes do que como *sócios*, ocorreu-me que
estava a fazer o que tinha criticado noutras pessoas: ser membro de
uma instituição qualquer, falar mal deles pelos corredores e em
"conversa de café", mas nunca dizer nada no sítio apropriado e às
pessoas com cargos de responsabilidade; ou seja, ser parte do
problema.  E portanto com menos legitimidade para reclamar no dia em
que alguém responde "mas ninguém disse nada!".  Não valerá mais a pena
continuar sócio da Deco e depois ao enviar-lhes algo com a ANSOL ou
individualmente sobre software livre acrescentar ao lado "sócio NNNNN
da Deco"?

E quanto à ASSOFT? E à SPA? Por muito que me repugne entrar para coisas
dessas... Vale a pena tentar "roer por dentro", mesmo não esperando
que haja muita gente a "roer"?

Bom, tenho de voltar para o túnel... PLONC!

                                     JM