[ANSOL-geral]lobby no cvs - vamos a isto

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed, 6 Mar 2002 22:25:14 +0000

* Jaime E . Villate <villate arroba gnu.org> [2002-03-06 18:25 +0000]:
> é pena que seja preciso um programa não livre para poder modificar o teu
> documento :-)
> O lyx não está no Debian (depende de um programa não livre) e por isso não
> posso instalá-lo para modificar o teu ficheiro.

Não tenho lyx e o meu LaTeX (também em Debian) processa o ficheiro
carta-apresentacao.tex que lá está.  Pode ser que alguns ficheiros
produzidos com o lyx precisem de formatos adicionais (e se calhar até
esses são livres), mas este está "completamente absolutamente"
simpático.  A única "grolha" é o \ensuremath{º}.  A forma
"canónica" actual para meter o º é \textsuperscript{o},
que com o \usepackage[latin1]{inputenc} talvez nem seja necessário
(talvez ele coma directamente o ordinal masculino "º" do input).

Horrores horrores vi no output do Scientific Word, que supostamente
também produz LaTeX, mas adora formatar o output de maneiras ímpias
("ímpias" é o melhor objectivo que me vem depois de uma vez ter
editado uns proceedings a partir de vários ficheiros produzidos
naquela coisa) e usar construções TeX para traduzir formatação
"visual" ("ora chega aquele "o" mais para cima um bocadinho") a la Word onde o
utilizador devia ser estimulado a preencher conteúdo a la LaTeX e
deixar o LaTeX tratar da formatação.

> Era melhor usar XHTML como é proposto no guia da ANSOL. E no README e outros

Para documentos a manter na WWW e sem grandes complicações esperadas,
usar logo XHTML pode ser o mais simpático.
Mas como protótipos para documentos a imprimir de forma bonita ou
certos documentos com maior complexidade, não conheço melhor que
LaTeX.  Pode-se converter para HTML, embora frequentemente não fique muito
bonito, gerar PostScript, gerar PDF.  No caso de protótipos para
cartas acho que pode ser o melhor (um dia haverá um logo da ANSOL em EPS
e pode fazer-se um pequeno kit de carta-tipo que possa ser usado mesmo
por quem saiba pouco ou nada de LaTeX).

Cumprimentos
                             JM