Re: [ANSOL-geral]Fwd: RE: serviço bpinet

Raúl Pedro Santos borfast arroba yahoo.com
Mon, 28 Jan 2002 19:34:04 -0000

Oi Gustavo.

É assim, a compatibilidade com o browser está no código HTML, CSS (Cascading Style
Sheets) e JS (JavaScript) que é usado para criar a página que vês quando visitas o site
do banco.

Se eles se puserem a usar as extensões amaricadas do Internet Explorer, é obvio que no
Opera (grande browser, já agora ;) ) as coisas não vão aparecer como no IE.

Mesmo assim há maneiras de contornar isso, se eles não as usaram foi porque não
quiseram. A página pode não ter o mesmo aspecto mas as coisas deveriam continuar a
funcionar. Um bom exemplo disso é o site da Microsoft (irónico, hã... :) ). Aliás, o que é
feito no site da MS até é um bocado mais avançado do que aquilo em que eu estava a
pensar. No site da MS, dependendo do browser que estejas a usar, é-te "servido" um
ficheiro ou outro, programado especialmente para o teu browser.
Aquilo a que eu me referia era simplesmente, por exemplo, um site com menus animados,
os quais poderiam não funcionar com alguns browsers mas o site manter a
navegabilidade (esta palavra existe?...).

Por exemplo, num site de um banco tens um menu animdao que diz "Operações" e
dentro desse menu tens algumas opções, como "Transferência", "Consulta de saldo" e
"Pagamento de serviços". No IE, quando passas com o rato por cima desse menu, ele
abre-se revelando estas opções todas. Se o código utilizado só funcionar no IE (apesar
de ser possível e muito fácil fazer este tipo de coisas para funcionar em TODOS os
browsers...), temos um problema pois utilizadores de outros browsers não conseguem
aceder às opções do menu. Uma solução elegante para este problema é tornar o próprio
menu um link para uma página onde estão disponíveis os links que estão dentro desse
menu. Assim, quem usar IE pode aceder aos serviços directamente do menu. Quem usar
outro browser tem que passar por uma página "intermédia" mas continua a poder aceder
aos serviços sem problemas.

É assim (mais uma vez ironicamente) que funciona o site da Microsoft.

Boa sorte na tua luta com o banco ;)

Raúl