[ANSOL-geral]Software proprietário e organismospúblicos

Paulo Casanova paulo.casanova arroba link.pt
Sun, 27 Jan 2002 15:27:16 +0000

> Já para não falar de que se as pessoas são suficientemente estú=
pidas para nem com o
> Windows saberem trabalhar, então já que têm que aprender do iní=
cio, porque não
> usarem Linux, por exemplo?

   Eu trabalhei numa empresa em que um dos computadores que tinha mais
trabalho se passava regularmente (Windows NT 4 mesmo com todos os
updates). Fizemos um upgrade para Linux (sinceramente não fui eu que fiz
e não me lembro sequer que distribuição foi - penso que Slackware 7) e,
depois de explicarmos como fazer login e logout (operações que já faziam
no NT) eles mudaram-se de Windows NT para Linux sem qualquer problema.

   É da minha "crença" que a maioria dos utilizadores não se atrapalha
se, em vez de um Windózio, de colocar um Linux **própriamente
configurado**. Por exemplo, umas das coisas que fizemos no Linux foi
proteger os ficheiros de configuração contra escrita pois se alguém
fizesse asneira bastaria fazer logout e login :-)

   Mas lembro uma coisa importante para quem quer "mudar" as empresas de
Windows para Linux: este passo só foi possível porque o software tinha
sido desenvolvido por nós em Java (e, portanto, correu limpinho em
linux). De facto, é fácil mudar o sistema operativo. É mais difícil
mudar as aplicações... daí o meu "interesse" em Java, no OpenOffice, no
Mozilla, etc...

   Depois das pessoas estarem a trabalhar com software que existe no
dois SOs, trocar o sistema operativo, para o comum utilizador, é um
pouco como mudar o theme do windows :-)

Paulo