[ANSOL-geral]Ainda os Dogmas

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Tue, 22 Jan 2002 17:50:08 +0000

On Tue, Jan 22, 2002 at 03:55:35PM +0000, Carlos Baquero Moreno wrote:
> [...]
formatos
>  de dados abertos). Ou mesmo, aceitando que um mercado informado saberá
> optar por não escolher software fechado com dados fechados.
>
> ou
>
> - Defender a noção de que é simplesmente errado fazer Software Fe=
chado ou
> Software de Código Aberto não Livre e que o mundo da informática =
deve tender
> inexoravelmente para 100% Software Livre, e que se calhar deveriam ser
> feitas leis nesse sentido.
>
> Penso que é obvia qual a posição que eu defendo.

Se a minha intuição não falhar, defendes a primeira, não é?
Pois eu acho que os estatutos da ANSOL também defendem claramente a primeira
e não a segunda, por isso fica descansado:

  http://www.ansol.org/docs/estatutos.pt.html
    "A Associação tem como fim a divulgação, promoção, desenvolvimento,
    investigação e estudo da Informática Livre e das suas repercussões
    sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e científicas."

    "Com vista à prossecução dos fins definidos no artigo anterior, a
    Associação propõe-se levar a cabo, entre outras, as seguintes actividades:
    i. Promover a utilização de normas, protocolos, interfaces e formatos de
    ficheiros não-proprietários, livres e abertos;"

Em parte nenhuma fala-se de proibir o de medidas negativas. Já temos
discutido que não pretendemos admitir unicamente pessoas usem 100% software
livre; mas o lider ou os lideres da ANSOL deveriam estar livres de compromisos
com qualquer software proprietário.

> Talvez no dia 2 dê para dedicar um pouco de tempo a esta questão id=
eológica,
> que me parece ser fundamental estabilizar.
Com certeza. Grande parte das 4 horas de reunião deverão estar dedicadas a
discutir a ideologia da ANSOL.

Cumprimentos,
Jaime