[ANSOL-geral]Rede Empresarial de Software Livre

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
17 Jan 2002 21:49:37 +0000

--=-tgiBTeP1O1wyJPjjfqdc

Caros colegas,

	Numa das nossas =FAltimas reuni=F5es em Outubro de 2001
(http://www.ansol.org/docs/acta2.pt.html) fiquei respons=E1vel por
"implementar" uma rede de empresas de Software Livre em Portugal.
Comecei por contactar alguns conhecidos meus e algumas empresas que
conhe=E7o de reputa=E7=E3o. At=E9 agora 4 empresas de 7 contactadas respond=
eram
positivamente =E0 ideia. O que vos queria pedir era se t=EAm mais alguns
contactos que me possam ajudar a aumentar os contactos.

As empresas contactadas at=E9 agora foram: Arte N=FAmerica, Ethernet,
Eurotux, L8, Netureza, NFSi e Websolut. O e-mail modelo que tenho=20
enviado encontra-se abaixo, se preferirem fazer o contacto inicial voc=EAs
mesmos. A minha ideia seria lan=E7ar a rede de empresas oficialmente (ou
seja, para a imprensa) na assembleia geral, que se deve realizar nos
primeiros dias de Mar=E7o.

--- INICIO ---
Exmo. Senhor,

    Estamos a lan=E7ar a ANSOL - Associa=E7=E3o Nacional para o Software
Livre. Uma parte importante desse projecto passa pela divulga=E7=E3o do
Software Livre. Da=ED a cria=E7=E3o da Rede Empresarial de Software Livre.

O que a rede de empresas ser=E1:

- Um grupo de empresas que trabalha com software livre.
- Um grupo de empresas que partilha informa=E7=E3o, capacidade de trabalho =
conhecimento sobre mercados e software livre.
- Um grupo de empresas que faz cross-selling de produtos e servi=E7os.
- Um grupo de empresas que torna poss=EDvel e vi=E1vel a utiliza=E7=E3o de
software livre em organiza=E7=F5es n=E3o-inform=E1ticas de forma profission=
al.

O que a rede de empresas oferece =E0s empresas:

- Visibilidade - s=E3o as empresas que a ANSOL e a FSF recomendam quando
lhes s=E3o pedidas refer=EAncias para empresas; fazem parte de uma rede que
vai ser referida com a ANSOL; listagem de empresas no site.
- Garantias para os clientes - por tr=E1s da empresa est=E1 uma rede que lh=
permite garantir a continuidade da manuten=E7=E3o dos sistemas para al=E9m =
do
tempo de vida da pr=F3pria empresa.
- Servi=E7os - permite oferecer servi=E7os e realizar projectos superiores
ao que a capacidade da empresa permitiria =E0 partida recorrendo a outras
empresas.

O que a rede oferece ao software livre:

- Capacidade para entrar no mundo empresarial.
- Conjunto de empresas que podem apoiar o software livre.
- Base para recolha de fundos para actividades da ANSOL.
- Pessoas que trabalham com software livre.

Inicialmente a rede n=E3o passar=E1 de uma p=E1gina na web com os contactos=
descri=E7=F5es de v=E1rias empresas. O passo seguinte seria criar um ponto =
de
contacto que permite partilhar experi=EAncias e estrat=E9gias de vender
Software Livre em Portugal. O meu "sonho" seria que daqui a um ano ou
dois a coopera=E7=E3o entre as empresas da rede permitisse responder a
concursos p=FAblicos de fornecimento de sistemas inform=E1ticos maiores do
que uma das empresas pudesse suportar sozinha.

Paralelamente ser=E1 poss=EDvel a integra=E7=E3o das vossas empresas na GNU
Business Network, embora a GBN tenha crit=E9rios mais r=EDgidos.

Assim agradecia que, para al=E9m de sugest=F5es/coment=E1rios, me enviasse =
seguinte informa=E7=E3o, a disponibilizar publicamente:

Nome Oficial da Empresa
P=E1gina Web
Morada
E-mail
Telefone
Principais servi=E7os prestados relacionados com Software Livre
(instala=E7=E3o, desenvolvimento, suporte, etc.)
Distritos em que trabalham preferencialmente

Para informa=E7=E3o interna da associa=E7=E3o (o objectivo =E9 obter alguma=
estat=EDsticas para seguir a evolu=E7=E3o da rede ao longo do tempo).

Factura=E7=E3o do =FAltimo ano
N=BA de empregados

Se quiser esclarecer algum assunto podem enviar-me e-mail para
joao arroba silvaneves.org, joao.neves arroba ansol.org ou telefonar-me para o 933 252
302.=20

O lan=E7amento oficial da Rede de Empresas de Software Livre depende da
rapidez das respostas obtidas, por isso agradecemos uma r=E1pida resposta.

Este pedido foi enviado tamb=E9m =E0s seguintes empresas: Eth, Eurotux, L8,
Netureza, NFSi e Websolut. Se conhecer outras empresas que possam estar
interessadas, agradecemos que no-lo comunique.

        Obrigado pelo vosso tempo,

Desde j=E1 o meu obrigado por quaisquer sugest=F5es/coment=E1rios/contactos=
,

--=20
						Joao Miguel Neves

--=-tgiBTeP1O1wyJPjjfqdc