[ANSOL-geral]Alguns pontos a considerar

Vitor Domingos vd arroba netvisao.pt
Thu, 17 Jan 2002 18:12:02 -0000

Vi no email interessante do Rui Seabra que:
"E que o Software Livre tambem e comercial. Somos contra o software
_proprietario_ e a favor do Software Livre. Comercializar e uma questao
de ganhar dinheiro com, nao de liberdade."

Acho que uma posicao extremista nao serve ninguem.
Uma coisa e' ser-se contra o software proprietario, outra e' discordar de alguns
pontos no software proprietario.
Por mais que se tente, e por questoes meramente comerciais (penso eu), o software
proprietario ira' sobreviver. Logo, e por Portugal ser um pais "mareado" e "calmo",
tal posicao pode dar em "frutos pouco deseja'veis".
O intuito e' proporcionar livre acesso ao software, ou entao de maneira gratis. Bem
como o seu codigo fonte. Seja ele proprietario ou nao.

In Joao Mario Miranda::
"O que está em causa é se as pessoas que pensam que o programador tem o direito de
escolher a licença que entender estão ou não a mais na ANSOL. A ANSOL vai ou não
fazer disso o tema central da sua acção?"

Ora aqui esta uma pergunta pertinente.
O programador, que trabalha para uma software house, tem (ou pode) ou nao escolher a
licenca em que desenvolve o seu software?
A meu ver, nao o pode enquanto trabalhar para a Software House, e ela possuir "leis"
contra a livre distribuicao de codigo proprietario.
Se a software house assim o desejar, pode dar autorizacao para "divulgacao" do
codigo.
Neste caso falamos de propriedade intelectual e nao de software livre.
Se a ANSOL fizer "disto" tema central, estara' certamente a ir por caminhos "muito
adversos".

Vitor Domingos