[ANSOL-geral]Re: O que a ANSOL defende

Rui Miguel Seabra rms arroba multicert.com
Fri, 18 Jan 2002 01:33:50 +0000

--p4qYPpj5QlsIQJ0K

On 16 Jan 2002, Antonio Jose Coutinho wrote:
>Confesso que tenho algum temor que n=E3o seja bem assim.
>No espa=E7o de poucos dias j=E1 vimos aqui pessoas serem
>convidadas "a repensar se as suas ideias se enquadram na ANSOL"
>ou a "formar outra associa=E7=E3o", s=F3 por exprimirem ideias...

A liberdade de expressao e a democracia funcionam a base de celulas.
Certas celulas agregam-se para transmitir ideias a uma voz.

As vezes ha discussoes de opinioes divergentes, e natural.
Mas quando elementos propoem consistentemente comportamentos para a celula
que sao contrarios a sua natureza estipulada, estao a aumentar a razao
sinal/ruido. Nestas alturas o que e provavelmente mais correcto fazer
e' formar uma nova celula.

Por exemplo, acho mal e anti-democratico o que aconteceu com o PRN.
Provavelmente os partidos politicos deveriam ter de apresentar
periodicamente (5 anos? 10?) um abaixo assinado semelhante ao necessario
para a sua formacao. Mas isso sao outros 500 paus...

Tendo em conta que o objectivo da ANSOL nao e certamente defender o
software livre com meia duzia de vozes, ha-que se obter concensos, mas
ha principios que nao podem ser abdicados: nao se pode ser defensor nos
dias pares e conformista (na melhor das hipoteses) nos dias impares. Se
alguem quer que a sua celula transmita uma opiniao conflituosa com os
objectivos da celula, o melhor que tem a fazer (em especial concordancia
com os valores democraticos) e formar a sua celula.

O que esteve aqui em discussao foi derivado da proposta para um
comunicado da ANSOL, e numa situacao destas nao se pode fazer a menor
concessao a principios activos que desrespeitem, directa ou
indirectamente, os seus estatutos.

> Ent=E3o pergunto aos fundadores da ANSOL: qual =E9 o dogma?

Embora nao no papel por nao me ter sido conveniente a deslocacao, e
entendendo por dogma os principios pelos quais se deve regir a ANSOL,
gostaria de poder dar o meu palpite:
   C.1, A.1 (Denomina=E7=E3o e natureza da Associa=E7=E3o)
   C.1, A.3 (Finalidades)

> Voltando =E0s nossas quest=F5es: ser=E1 que uma pessoa tem o direito de
> escrever software propriet=E1rio?
> Admito que o Stallman ache que n=E3o, que todos os membros da FSF achem
> que n=E3o e que 99.9% dos membros da ANSOL achem que n=E3o. Mas a pergunta
> que fa=E7o =E9 a seguinte: poder=E1 algu=E9m achar que sim e mesmo assim
> pertencer =E0 ANSOL? =C9 dogma?

Nao somos uma religiao. Eu acho que uma pessoa nessas condicoes pode
perfeitamente pertencer a ANSOL. Pertencer a orgaos directivos da ANSOL
e representa-la? Acho que uma a pessoa seria e sem mas intencoes
compreendera porque e que a minha opiniao e NAO.

> Do mesmo modo, n=E3o concordo com o sofware propriet=E1rio, mas defendo "=
at=E9
> =E0 morte" o direito de algu=E9m o produzir e vender.

Como ja se tentou varias vezes fazer entender, esse "direito" e na
realidade uma forma de poder sobre os outros: somos nos que estamos a
limitar a liberdade dos outros. A liberdade diz respeito a pessoa em
causa, e termina quando infringe com a liberdade dos outros.

E por isso que podemos criticar quem nao coopera: estamos a usufruir da
liberdade de expressao. Isto terminaria no momento exacto em que de
critica passassemos a querer forcar alguem a faze-lo sob coacao, por
exemplo.

Hugs, rms

--p4qYPpj5QlsIQJ0K

--p4qYPpj5QlsIQJ0K--