[ANSOL-geral]O que a ANSOL defende (longo)

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
16 Jan 2002 23:43:40 +0000

--=-KBOkbv5ju7mMHKuw3ZWO

On Qua, 2002-01-16 at 22:45, Antonio Jose Coutinho wrote:
> Gostaria que os fundadores da ANSOL respondessem a uma quest=E3o:
> quais s=E3o os princ=EDpios _dogm=E1ticos_ da ANSOL?
>=20
> Acho que =E9 importante delimitar desde j=E1 o que =E9 dogma e o que
> n=E3o o =E9.
>=20
Boa sorte. Num pa=EDs onde at=E9 os mormons cederam e aceitam elementos que
fumem, =E9 uma ideia interessante definir dogmas. O meu problema =E9 que eu
acredito que as pessoas evoluem, como eu o fiz. Da=ED que tenha
dificuldades em definir a distin=E7=E3o entre quem est=E1 dentro e fora.

At=E9 porque. h=E1 2 anos atr=E1s, a minha vis=E3o n=E3o estava longe da de=
fendida
pelo Nuno Leit=E3o e pelo Jo=E3o Miranda.

Tamb=E9m eu achava que a ideia de ter todo o software livre era uma
verdadeira utopia inating=EDvel. S=F3 mais tarde me apercebi da import=E2nc=
ia
do conceito de liberdade, da no=E7=E3o de que, na pr=E1tica, o software
propriet=E1rio tem v=EDtimas e eu j=E1 fui uma delas e conheci outros que
sofreram por usar, ou serem obrigados a usar, software propriet=E1rio.=20

Tamb=E9m me apercebi que vivemos numa =E9poca em que v=E1rias utopias exist=
em:
democracia, liberdade de express=E3o, o voto das mulheres, o fim da
escravatura, etc. Num ponto ou outro da hist=F3ria estas utopias foram
consideradas irrealiz=E1veis, quer por n=E3o se adaptarem =E0 estrutura soc=
ial
da sua =E9poca, quer pelo seu enorme impacto na economia. Hoje em dia, s=E3=
o meu dia-a-dia.

Enquanto n=E3o espero que ningu=E9m seja t=E3o idealista como eu, espero qu=
n=E3o fiquem com a ideia que tudo isto s=E3o umas teorias muito lindas...
N=E3o estou a ver empresas como a Disney, SUN, Siemens entre muitos
milhares de exemplos a usar software livre pelos bonitos ideais (as
organiza=E7=F5es t=EAm uma tend=EAncia a mostrar-se amorais). N=E3o tenho n=
enhum
problema a sugerir a uma PME a utiliza=E7=E3o de um PC com GNU/Linux para
router, proxy, webserver, etc. No entanto, n=E3o sugeri ao ex-director de
inform=E1tica da Jer=F3nimo Martins Retalho para substituir aquela que era =
maior instala=E7=E3o de SAP Retalho do mundo (foi ultrapassada agora pelo
Carrefour) por um sistema de software livre que ainda n=E3o existe.

<bola de cristal>
Acredito que daqui a 10 anos a ind=FAstria de software n=E3o vai ter nada a
ver com a realidade actual. O controlo actual do software livre de
mercados como a super-computa=E7=E3o de baixo custo e dos sistemas
embebidos, a sua disponibilidade em mainframes, e os 25% do mercado de
servidores s=E3o indicadores da superioridade dos sistemas de software
livre, n=E3o apenas tecnicamente, mas de todo o processo de cria=E7=E3o.

Para mim a Microsoft =E9 apenas o pr=F3ximo gigante a cair, como caiu a Dat=
General na d=E9cada de 70 por causa dos mainframes, a IBM na d=E9cada de 80
por causa dos mini-computadores (apesar da sua recupera=E7=E3o espectacular
a que assistimos nos =FAltimos anos), a Digital no final da d=E9cada de 80
por causa dos PCs, acredito que a Microsoft vai cair nesta d=E9cada por
causa do Software Livre, ou transformar-se, como a IBM, numa =F3ptica de
presta=E7=E3o de servi=E7os. Acredito que o mercado vai ser dominado por PM=
Es
que percebem o neg=F3cio dos seus clientes e s=E3o capazes, por isso, de
lhes fornecer solu=E7=F5es para os seus problemas, n=E3o solu=E7=F5es para =
um
problema que, por acaso, ele n=E3o tem.

Acredito que daqui a 10 anos estaremos (como sociedade) a pensar nos
computadores como ferramentas e como nos podem servir. E n=E3o a gastar
fortunas, como se faz hoje, em gigantescos pisa-papeis electr=F3nicos.
</bola de cristal>

Estou curioso para ver quanto tempo vai demorar at=E9 me arrepender de ter
escrito esta mensagem :).

--=20
						Joao Miguel Neves

--=-KBOkbv5ju7mMHKuw3ZWO