[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

Nuno Faria nfaria arroba fe.up.pt
Wed, 16 Jan 2002 12:43:51 +0000

Caros membros da ANSOL,

Antes de mais uma apresentação...

O meu nome é Nuno Faria. Conheço bem alguns de vós, outros só de vista e outros apenas das mensagens a esta lista que leio desde o primeiro dia.

Do ponto de vista profissional, sou professor universitário no Instituto Piaget em Mirandela.
Do ponto de vista académico, estou a acabar o doutoramento em Engenharia Química, na FEUP (já entreguei a tese...) e sou aluno do terceiro ano de Engenharia Informática, também na FEUP.

Como podem verificar, a minha assinatura GPG está certificada pela assinatura do Jaime Villate, que pode confirmar estes dados ;)

Agora o assunto:

Proponho algumas alterações à carta a enviar à ASSOFT. De uma forma geral estou de acordo com a estrutura e o tom da referida carta mas creio que alguns detalhes ficariam mais claros da forma que agora proponho:

______________________________________

Exmo. Senhor Presidente da Associação Portuguesa de Software (ASSOFT)

(Se soubermos o titulo do Senhor Manuel Cerqueira -- Dr, Eng, Prof, etc... podemos acrescentar a linha seguinte)
Ex.mo Sr. ??? Manuel Cerqueira,

     Foi com grande interesse que lemos o artigo do Público sobre o décimo aniversário da ASSOFT (Associação Portuguesa de Software) e gostaríamos de lhe enviar, em nome da recém criada Associação Nacional do Software Livre (ANSOL), os mais sinceros votos de parabéns e de continuação de sucesso na defesa dos direitos dos autores de software em geral.

A ANSOL é uma associação constituída, entre outros, por empresários, profissionais liberais, docentes, investigadores e alunos universitários. A defesa dos direitos de autor de software é um dos objectivos principais desta associação. Nós acreditamos que cada autor (individual, empresarial ou associativo) deve ser livre para definir todas as restrições e liberdades que se aplicam ao seu produto. No nosso caso, promovemos a aplicação e defesa de licenças do tipo software livre.

Gostaríamos de salientar o respeito que temos pela vossa experiência em lidar com este tipo de problemas e muito valorizaríamos toda a colaboração que possamos vir a estabelecer com a ASSOFT. Da nossa parte, colocamo-nos desde já à Vossa disposição para esclarecer e desenvolver estratégias que visem promover o respeito pela propriedade intelectual, concretamente, pelo respeito e promoção de software licenciado como livre.
Para tal, sugerimos a realização de uma reunião de trabalho entre representantes de ambas as associações em data e local a combinar. Colocamo-nos igualmente ao Vosso dispor para qualquer esclarecimento, através que qualquer meio de comunicação que considere pertinente.

       Com os nossos melhores cumprimentos,

 	  Aguardamos o Vosso contacto,

 		     Pela ANSOL,

Nuno Faria (nfaria arroba fe.up.pt)