[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Resolu çã o do Conselho de Ministros

Ruben Leote Mendes ruben arroba nocturno.org
Mon, 14 Jan 2002 04:34:55 +0000

--G4iJoqBmSsgzjUCe

On Sun, Jan 13, 2002 at 10:04:09PM +0000, Jo=E3o Miguel Neves wrote:
> Pe=E7o desculpa por deitar abaixo as esperan=E7as de muita gente, mas a
> express=E3o "sistemas abertos de software" refere-se, principalmente a
> PCs.

Eu estou um pouco mais optimista e acho que o termo "sistemas abertos"
vem de alguma maneira de "open source".

Entretanto fui dar uma vista de olhos ao tal "plano de ac=E7=E3o eEurope 20=
02" [0]
que =E9 mencionado na Resolu=E7=E3o. O termo "software de fonte aberta" apa=
rece
pelo menos duas vezes.=20

Uma delas =E9 num quadro entitulado "Plano de Ac=E7=E3o eEurope - Internet =
mais=20
r=E1pida para investigadores e estudantes" e o texto do quadro =E9 o seguin=
te:

"Promover o desenvolvimento e implanta=E7=E3o de plataformas de seguran=E7a=
 para o
software de fonta aberta com vista a um plug and play eficaz."

A outra =E9 noutro quadro entitulado "Plano de Ac=E7=E3o eEurope - Entrada =
da=20
juventude europeia na era digital" que diz:

"Garantir a disponibilidade de servi=E7os de apoio e recursos educativos na
Internet, bem como plataformas de ensino electr=F3nico, para professores, a=
lunos
e pais (p.ex., acesso de crian=E7as desfavorecidas, acesso ao patrim=F3nio
cultural digitalizado, material did=E1ctico multim=E9dia multilingue, inici=
ativa
europeia de software de fonte aberta, recolha das melhores pr=E1ticas).
A comiss=E3o apoiar=E1 este esfor=E7o atrav=E9s dos programas de ensino, fo=
rma=E7=E3o e
cultura e garantir=E1 um financiamente adequado no =E2mbito do programa IST=
."

Posto isto fico com a ideia que os "sistemas abertos de software" s=E3o
derivados do "software de fonta aberta" deste plano de ac=E7=E3o. Na minha
opini=E3o, a mera presen=E7a destes termos nestes documentos oficiais j=E1 =
=E9
um grande progresso. Isto n=E3o quer dizer que os governos, e em particular
o portugu=EAs, tenham a no=E7=E3o do que =E9 o software livre ou o "open-so=
urce".
Mas para isso =E9 que daqui a umas horas se vai constituir uma associa=E7=
=E3o. :)

Por falar nisso, s=E3o 4H30 da manh=E3 e =E9 melhor eu ir dormir sen=E3o n=
=E3o acordo=20
para ir para para Matosinhos assinar a escritura...

[0] http://europa.eu.int/information_society/eeurope/action_plan/pdf/action=
plan_pt.pdf

--=20
R=FAben Leote Mendes - ruben arroba nocturno.org

--G4iJoqBmSsgzjUCe

--G4iJoqBmSsgzjUCe--