[ANSOL-geral]liberdade vs poder - afinal o consenso?

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
09 Jan 2002 16:36:22 +0000

--=-lilCOXE/WAuhwin88aPF

On Qua, 2002-01-09 at 02:37, Vasco Figueira wrote:
> A quest=E3o est=E1, NMO, na dimens=E3o em que as coisas s=E3o equacionada=
s. Para=20
> software essencial uma licen=E7a livre =E9 mandat=F3ria, n=E3o se podendo=
=20
> aceitar qualquer outra, para software n=E3o-essencial, =E9 fortemente=20
> recomendada.
>=20
> A recomenda=E7=E3o, essa, =E9 sempre de utilizar uma licen=E7a livre.
>=20
> N=E3o estou a dizer nenhuma barbaridade, pois n=E3o? ;-)
>=20
Est=E1s :). Antes de subir a mostarda ao nariz de algu=E9m deixa-me
explicar. A tua vis=E3o =E9 perfeitamente est=E1tica no tempo, ou seja, que=
software n=E3o-essencial =E9 sempre n=E3o essencial. Infelizmente a hist=F3=
ria
da inform=E1tica prova que isso n=E3o acontece. Pelo contr=E1rio, coisas n=
=E3o
essenciais costumam tornar-se essenciais ao longo do tempo, ou vais
tentar-me convencer que hoje em dia ainda aceitarias um sistema
operativo para desktop sem um interface gr=E1fico ?

O caso mais recente que eu conhe=E7o =E9 a GPC (General Polygon Clipping
library). Era apenas uma biblioteca de opera=E7=F5es sobre pol=EDgonos que
resultou de um trabalho de mestrado de um aluno. A licen=E7a que ele p=F4s
foi uma de livre utiliza=E7=E3o para fins n=E3o comerciais. Houve uns tipos
que gostaram da biblioteca e come=E7aram a us=E1-la. O resultado ? Hoje em
dia a utiliza=E7=E3o do OpenOffice numa empresa =E9 ilegal se n=E3o pagares=
 uma
licen=E7a. Claro que quem o faz nem sequer sabe que est=E1 a desrespeitar a
licen=E7a, mas essa =E9 a realidade...

De quem =E9 a responsabilidade ? Do autor da GPC ? De quem a usou ? Deixo
essa discuss=E3o em aberto, mas as consequ=EAncias existem, e =E0s vezes s=
=E3o
bem vis=EDveis.

--=20
						Joao Miguel Neves