[ANSOL-geral] As Organizacoes Colectivas e a ANSOL

Vasco Figueira figueira arroba europe.com
Sun, 17 Feb 2002 20:35:47 +0000

Viva,

Ruben Leote Mendes wrote:

> [...]

Um pouco exagerada essa visáo, não?

Eu concordo contigo em que uma empresa ser sócia lhe dá uma mais valia a
nível de marketing que pode ser vantajosa para ela sem ser má para a
ANSOL. Além disso, o medo de nos tornarmos "vendedores de vinhetas" não
se colocará a curto, médio ou mesmo longo prazo.

Assim, não vejo desvantagens na participação das empresas como sócios,
vendo algumas vantagens: elas gostam. E se a nós não nos custa... porquê
negá-lo?

Agora, indo mais directo ao ponto defendido pelo José Sebrosa, temos de
estabelecer critérios para a aceitação de empresas como sócios, sob pena
de corrermos o risco de ter 20/30 empresas (a médio prazo) que apenas
pagam a sua quota anual e não têm nada a ver com o software livre
fazendo nós figura de vendedores de clichés marketinguescos.

Apenas poderiam ser sócias empresas que trabalhassem
apenas/preferencialmente(*) com software livre, estando sujeitas a
aprovação pela direcção, e passíveis de expulsão caso as suas prácticas
não correspondessem ao acordado.

Basta somar estes dois pontos aos que o Lopo sugeriu para os estatutos e
temos umas regras bastante protegidas dos "perigos" enunciados nesta lista.

> A ANSOL somos todos os que estamos interessados em que o Software Livre
> vá para a frente. Legalmente, seremos todos os que nos inscrevermos como
> sócios e que paguemos a jóia e as quotas.

Exactamente.

> A decisão foi das pessoas que estavam presentes na reunião a seguir ao PCT2001,
> como referi noutro mail. Aqui não há nada a fazer pois os estatutos já foram
> enviados para publicação no Diário da República. Se tivesses levantado esse
> problema antes da escritura talvez se tivesse alterado. Mas nada impede que os
> Estatutos sejam alterados no futuro. Se houver vontade dos sócios eles podem
> ser alterados.

Aliás, está pensado eles serem alterados a curto-médio prazo.

Terão de incluir as medidas anti-takeover, a resolução final desta
questão e mais umas coisinhas que tenho ideia de existirem, mas não me
lembro quais são...

Aliás, podíamos fazer um 'branch' do documento dos estatutos que tem
umas coisas sobre o anti-takeover (estatutos_ato.pt.xhtml) e ir
desenvolvendo, alterando a partir dessa cópia. Sempre que houvesse uma
questão menos consensual, far-se-ia uma votação e quando estivesse
pronto iria à Assembleia Geral para ser aprovado.

Vou agora dar uma olhada e depois "commito" para o cvs. Deve ficar
acessível em qualquer coisa como
http://www.ansol.org/docs/estatuto_ato.pt.html . A partir daí, vamos
trabalhando a coisa. Ao fim e ao cabo, eles não devem ser aprovaados
nesta assembleia, portanto, a menos que haja uma extraordinária, temos
um, ano. :-)

Vasco Figueira