[ANSOL-geral]As Organizacoes Colectivas e a ANSOL

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Tue, 12 Feb 2002 17:57:20 +0000

Não tenho possibilidade agora para responder de forma muito completa a este
mail longo e bem fundamentado, mas nao quero deixar de escrever umas notas,
mesmo que mal acabadas.

Tenho um bad feeling sobre a aceitacao das empresas como associadas da ANSOL.
Se calhar, em termos estritamente monetarios, ate e' melhor para a ANSOL, pois
talvez entre mais $$.  Mas e' $$ que entra "seco", isto e', sozinho, sem uma
"vontade" associada.  Vale muito mais o dinheiro que entra com vontade atras --
ou seja, o dinheiro que entra e que tras junto alguem para colaborar.

O bad feeling e', muito concretamente, a ANSOL poder cair na tentacao de se
transformar num miseravel vendedor de vinhetas pseudo-certificadoras para
empresas que querem colar o autocolante do "apoiamos o software livre", apoiem
ou nao.  Nao gosto das vinhetas, nao gosto dos vendedores de vinhetas, e
abomino a ideia de fomentar uma especie de mecanismo de certificacao que `as
tantas as empresas se veem obrigadas a comprar para nao "parecer mal".  Mesmo
sendo certo que, se as empresas acabarem por se verem obrigadas a tal, isso
possa representar uma entrada de fundos interessante para a ANSOL --
especialmente se o preco das vinhetas certificadoras (aka "quotas") for elevado
(coisa que, para piorar, exclui as micro empresas e nao chateia nada as
maiorzinhas -- a nao ser que o preco seja proporcional `a facturacao, ou coisa
do tipo, mas isso o mecenato e' que e'!!).

Enfim, isto dito assim fica muito vago e e' mais um apanhado de ideias soltas
do que um raciocinio com principio, meio e fim...  Escrevo mais para desviar a
conversa dum topico ao qual, na minha opiniao, esta' a ser dada excessiva
importancia:  O receio do takeover.  O meu receio nao e' o do takeover da
Direccao da ANSOL, o meu receio e' o do takeover da sua "alma".  Nao vamos ser
vendedores de vinhetas, ok?

Cumps.,
Sebrosa