[ANSOL-geral]Liberdade!

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
07 Feb 2002 11:36:31 +0000

--=-c9HFfJOc3dqDjB7fX+/o

On Qui, 2002-02-07 at 09:14, Jaime E. Villate wrote:
> A assembleia presencial podia ser feita entre tu e eu, cada um como
> representante legal de metade dos socios. Se por exemplo eu tiver no meu =
poder
> autoriza=E7=F5es escritas e assinadas por 20 socios, esses 20 socios cont=
am para o
> quorum; e se eu souber que 3 deles votam pela op=E7=E3o A, 15 pela op=E7=
=E3o B e 2
> pela op=E7=E3o C, quando chegar o momento da vota=E7=E3o, como eu tenho 2=
0 votos,
> posso dar 3 votos pela op=E7=E3o A, 15 pela B e 2 pela C.
> [...]
S=F3 temos de alterar os estatutos: Artigo 10=BA, ponto 3:

Cada eleitor n=E3o poder=E1 representar mais do que tr=EAs associados, deve=
ndo
para tal apresentar documento emitido pelos seus representados
conferindo poderes para o acto, ...

Quanto ao resto =E9 relativamente simples. Existem v=E1rios sistemas de
voto, quer pela web, quer por e-mail que est=E3o dispon=EDveis, s=E3o softw=
are
livre, funcionam e j=E1 foram testados em grande escala (a elei=E7=E3o do
representante dos alunos em Stanford ou Princeton, por exemplo).

O problema aqui =E9 a falta de discuss=E3o. Os objectivos deste ponto nos
estatutos eram:
- Evitar que as decis=F5es fossem tomadas independentemente de quisquer
esclarecimentos dados ou discuss=E3o realizada na assembleia. Isto poderia
acontecer se a grande maioria dos votos aparecesse atrav=E9s de
representa=E7=F5es (este ponto n=E3o o impede, mas exige imenso trabalho pa=
ra
chegar a esse ponto e conta com a necessidade de confian=E7a indispens=E1ve=
a fazer-se representar por outra pessoa).
- Evitar que apare=E7a algu=E9m que represente mais votos que todos os
outros s=F3cios presentes na assembleia.

Acho que a ideia de fazer uma vota=E7=E3o electr=F3nica vale o risco, desde
que tenhamos muito cuidado em distinguir o que deve ser posto a vota=E7=E3o
electr=F3nica e o que deve ser discutido em assembleia geral.

--=20
						Joao Miguel Neves

--=-c9HFfJOc3dqDjB7fX+/o

--=-c9HFfJOc3dqDjB7fX+/o--