[ANSOL-geral]Liberdade!

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Thu, 7 Feb 2002 09:14:03 +0000

On Thu, Feb 07, 2002 at 03:14:01AM +0000, Ruben Leote Mendes wrote:

> Para a assembleia geral não deve ser possível utilizar sistemas de =
votação
> electrónica para já, uma vez que o código civil exige votação=
 presencial.
> Podemos é utilizar o sistema para outras votações internas.

A assembleia presencial podia ser feita entre tu e eu, cada um como
representante legal de metade dos socios. Se por exemplo eu tiver no meu poder
autorizações escritas e assinadas por 20 socios, esses 20 socios contam para o
quorum; e se eu souber que 3 deles votam pela opção A, 15 pela opção B e 2
pela opção C, quando chegar o momento da votação, como eu tenho 20 votos,
posso dar 3 votos pela opção A, 15 pela B e 2 pela C.

A lei é muito fácil de contornar, mas é preciso que alguém esté disposto a
preparar a assembleia virtual e o sistema de votação electrónica, que neste
caso seria semi-secreta: a pessoa que for representar a outros teria que saber
os votos dos repesentados, nem que fosse em forma estatística.

Jaime