[ANSOL-geral]Copyleft e Lei de Software Livre no Rio Grande do Sul

Rui Miguel Seabra rms arroba 1407.org
Fri Dec 6 17:37:01 2002

--=-PJgjETIJYrsQ19FxSx4e

Ol=C3=A1,

Todo o teu email se baseia em pressupostos que s=C3=A3o falsos ou irreais:

1. se eu n=C3=A3o enriquecer, digo, for pago para fazer o programa, o
programa nunca ser=C3=A1 feito

Primeiro, n=C3=A3o chamaria aos gigas de software que tenho instalados
fic=C3=A7=C3=A3o, portanto o teu pressuposto =C3=A9 comprovadamente falso.
Depois, h=C3=A1 outras formas de ganhar a vida, e que permitem programar,
pelo que se pode criar software sem se basear o modelo de neg=C3=B3cio na
explora=C3=A7=C3=A3o do utilizador. Empresas como a RedHat, SuSE, Mandrake,=
 Sun,
IBM, HP, SGI e muitas outras empregam funcion=C3=A1rios que programam
Software Livre *durante*o*hor=C3=A1rio*de*trabalho*.

Depois, a maior parte dos programadores assina contratos onde cedem os
seus direitos de autor ao empregador, onde fica esse orgulho de autor,
afinal, que desaparece misteriosamente com um cheque?

2. liberdade negativa/positiva

Posso estar completamente enganado, mas a liberdade n=C3=A3o =C3=A9 um conj=
unto
com valores sim=C3=A9tricos. Existe um sim=C3=A9trico para liberdade que se=
 chama
*Poder*
O que est=C3=A1s a reclamar n=C3=A3o =C3=A9 uma liberdade negativa mas o Po=
der de
For=C3=A7ar A Tua Vontade Sobre Outros

3. Quem n=C3=A3o gostar, tem alternativa

Isto n=C3=A3o =C3=A9 garantidamente verdade, e podes estar a colocar os
utilizadores sobre o dilema =C3=A9tico de resolver um problema ou perder o
controlo sobre o seu computador e os seus dados, ou n=C3=A3o poder ajudar u=
amigo sem estar a quebrar a lei.

4. O que n=C3=A3o =C3=A9 eticamente correcto ou aceit=C3=A1vel =C3=A9 que a=
lgu=C3=A9m tenha
algum poder sobre o software que eu escrevo de raiz.

Isto tamb=C3=A9m n=C3=A3o =C3=A9 verdade. Ningu=C3=A9m est=C3=A1 a defender=
 que algu=C3=A9m tenha
poderes sobre software que escreveste. Est=C3=A1-se a defender que todos os
utilizadores tenham certas liberdades que s=C3=A3o consideradas como
fundamentais.

Abra=C3=A7os, Rui
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

--=-PJgjETIJYrsQ19FxSx4e

--=-PJgjETIJYrsQ19FxSx4e--