[ANSOL-geral]Copyleft e Lei de Software Livre no Rio Grande do Sul

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Fri Dec 6 16:38:02 2002

On Fri, Dec 06, 2002 at 03:57:45PM +0000, Jose' Sebrosa wrote:

> A mim parece-me obvio que a licenca GPL viola a terceira liberdade: A
> liberdade de distribuir o programa a terceiros.  Portanto, software sob
> licenca GPL nao e' software livre.  E' o velho problema da "licenca
> viral".

Claro que não. A GPL não viola nenhuma das 4 liberdades; pelo contrário,
garante as 4 liberdades. Advogados de vários países têm estudado
cuidadosamente a GPL e não vem nenhuma contradição com as 4 liberdades.

Como já temos discutido várias vezes nesta lista, liberdade não quer dizer
poder fazer o que me apetecer; a minha liberdade de esticar o meu braço
termina em frente do teu nariz.

  Liberdade: Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse
             direito não vá contra o direito de outrem.

Jaime