[ANSOL-geral]Copyleft e Lei de Software Livre no Rio Grande do Sul

Rui Miguel Seabra rms arroba 1407.org
Fri Dec 6 16:23:01 2002

--=-Ixje9n+dsFxUHpvXcvRp

Cortei o conte=C3=BAdo irrelevante:

On Fri, 2002-12-06 at 15:57, Jose' Sebrosa wrote:
> A mim parece-me obvio que a licenca GPL viola a terceira liberdade: A
> liberdade de distribuir o programa a terceiros.  Portanto, software sob
> licenca GPL nao e' software livre.  E' o velho problema da "licenca
> viral".
> A terceira liberdade diz:  liberdade para distribuir o programa a
> terceiros.
>A terceira liberdade *nao* diz:  liberdade para distribuir o programa a
> terceiros "desde que X e Y".  Nao importa o que sao as condicoes X e Y.=20
> O que importa e' que nao podem haver *nenhumas* condicoes.

A terceira liberdade *N=C3=83O*=C3=89*:
   A liberdade para distribuir c=C3=B3pias sem quaisquer restri=C3=A7=C3=B5=
es.
Mas sim:
   A liberdade de redistribuir c=C3=B3pias.

A GPL simplesmente te impede de restringires as quatro liberdades do
software livre a terceiros. O que acho eticamente correcto.

Posso deduzir ent=C3=A3o que, na tua perspectiva, =C3=A9 eticamente v=C3=A1=
lido e
aceit=C3=A1vel ter o poder de restringir a liberdade de terceiros?

O meu problema com o par=C3=A1grafo 1 do Artigo 1=C2=BA =C3=A9 assumir de f=
orma errada
que o software livre inclui a liberdade para distribuir c=C3=B3pias sem
qualquer restri=C3=A7=C3=A3o, seja l=C3=A1 qual for. Isso n=C3=A3o =C3=A9 v=
erdade.

Rui
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?

--=-Ixje9n+dsFxUHpvXcvRp

--=-Ixje9n+dsFxUHpvXcvRp--